https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Proprietários de barracas reclamaram de retirada dos estabelecimentos comerciais da orla

Comerciantes da Barra de São Miguel bloqueiam rodovia AL-101 Sul

Proprietários de barracas que ficam na orla da Barra de São Miguel interditaram, na manhã desta quinta-feira (12), um trecho da AL-101 Sul, em protesto contra a retirada das barracas pela Prefeitura da cidade. O processo de derrubada já teve início e revoltou os comerciantes. 

Os manifestantes haviam bloqueado os dois sentidos da pista, por volta das 6h, e ateado fogo em pneus. Por conta disso, o trânsito ficou complicado na região. Os comerciantes reclamaram da retirada das barracas da orla da cidade. 

Após algum tempo, uma das vias foi liberada, mas o protesto continuou no outro sentido. A outra via também foi liberada para o fluxo de veículos depois de alguns minutos, em decorrência de negociação com a Polícia Militar (PM). 

No total, 25 estabelecimentos serão demolidos nos próximos dias. Com faixas, os comerciantes pedem que a Prefeitura cumpra o que prometeu. Segundo eles, em 2015, foi feito um acordo para que as barracas não fossem retiradas.

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foi acionado para controlar o fluxo de veículos na região. 

MUNICÍPIOEm contato com a Gazetaweb, o prefeito da Barra de São Miguel, Zezeco, disse que, apesar de a ação não envolver a Prefeitura, e sim, a Superintendência de Patrimônio da União (SPU), as equipes estudam uma medida dentro da legalidade para ajudar os barraqueiros.
“Esta ação trata-se de uma demanda da SPU, a Prefeitura não é parte no processo. Se for efetivada a retirada, nós vamos buscar alguma forma legal de ajudá-los”, disse Zezeco. 
Na oportunidade, o prefeito encaminhou uma sentença oriunda da 3ª Vara Federal, dando conta de um acordo feito entre representantes dos barraqueiros e a SPU, para que a desocupação ocorresse até o dia 02 de março deste ano, sob pena de multa diária no valor de R$ 100,00. Durante o prazo, ficou suspensa qualquer demolição ou efetivado algum lacre.  
Quando questionado sobre a possível construção de um centro gastronômico cultural, como feito no Francês, Zezeco afirmou que a sua equipe estuda as possibilidades.

Gazetaweb