https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Um novo golpe que envolve a venda on-line de aparelhos celulares e motocicletas tem exigido maior atenção dos alagoanos no momento das compras pela internet, alerta a Polícia Civil. A nova modalidade busca enganar o proprietário de um produto e o interessado na compra, clonando anúncios existentes e anunciando os produtos por um valor menor. Os golpistas já teria feito vítimas em Alagoas.

De acordo com a polícia, nessa modalidade de crime, o bandido usa sites de compra e venda na internet e busca por anúncios reais, para republicá-los com um valor menor. O comprador, interessado pelo preço, entra em contato com o estelionatário, que atua como um ‘intermediário’ entre ele e o anunciante original. Ele convence ambas as partes que a outra tem uma dívida com ele, e chega a dizer ser parente.

Com a compra fechada, o golpista recebe o dinheiro e, o comprador, o produto. O vendedor, contudo, fica sem o valor referente à negociação.

A polícia diz que o negócio é feito muitas vezes por meio de Pix ou de transferência imediata, por meio de bancos digitais, para que o dinheiro caia na conta mais rapidamente e possa desaparecer antes que o golpe seja descoberto.

Segundo o delegado Leonardo Assunção, o estelionatário nunca está presente durante as intermediações. “Ele liga, manda mensagens pelo WhatsApp, mas nunca aparece”, explicou ele.

Os números de telefones utilizados pelos golpistas são de Alagoas, mas as contas utilizadas para os depósitos, em nome de laranjas, são normalmente do Mato Grosso do Sul (Cuiabá, Cárceres, Rondonópolis, etc.), o que dificulta as investigações.

O delegado revelou que, nos últimos dias, vem registrando na área do 1º DP, em Maceió, vários casos desse novo golpe.

“As pessoas devem ter muito cuidado com as negociações feitas pelos sites de classificados, da internet, principalmente quando observar que os produtos oferecidos estão abaixo do valor de mercado”, concluiu Leonardo Assunção.

jaenoticia