https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Fontes disseram que Kim Jong-un estava em estado grave após cirurgia; China e Coreia do Sul dizem não ter informações. Real estado é um mistério 

Desertores dizem o fato de ser obeso e fumante agravou o estado do ditador

O verdadeiro estado de saúde do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, continua cercado de mistérios após a imprensa norte-americana noticiar, na segunda-feira (20), que ele apresentava estado grave após passar por cirurgia cardiovascular.

Isso porque informações sobre a ditadura norte-coreana são difíceis de serem confirmadas. A Coreia do Norte está entre os regimes mais fechados do mundo, e não relata com transparência o que ocorre com Kim ou outros dados do país.

As primeiras notícias de que Kim estava “em estado grave” foram transmitidas por fontes do governo dos Estados Unidos à imprensa norte-americana. Além disso, um site mantido por desertores da Coreia do Norte também publicou que o ditador teve as condições agravadas devido à obesidade e ao hábito de fumar.

O governo da Coreia do Sul ? que monitora a ditadura vizinha ? não confirmou o estado de saúde, mas reconheceu que Kim passou por cirurgia. A China, que mantém laços com o regime norte-coreano, disse não ter registro sobre o ditador.

E, oficialmente, o governo dos EUA também não comprovou a história. O presidente Donald Trump disse na terça-feira (21) que “ninguém confirmou que o presidente da Coreia do Norte está doente”. “Espero que ele esteja bem. Tenho uma relação com ele muito boa”, afirmou Trump.

Como os rumores começaram?

Kim Jong-un faltou ao evento de comemoração do aniversário do avô, Kim Il-Sung, que ocorreu em 15 de abril. Mesmo morto em 1994, o ex-ditador é considerado um líder até hoje pelo regime norte-coreano.

Na época, especulou-se que a ausência de Kim era uma medida protetiva contra o novo coronavírus. A Coreia do Norte, oficialmente, diz que não tem nenhum caso de Covid-19 ? o que é contestado por observadores internacionais.

A última fotografia em que Kim aparece data de 12 de abril e o mostrava inspecionando aviões militares. Fontes que monitoram o regime norte-coreano, então, relataram que Kim faltou ao evento após passar por cirurgia cardiovascular no início do mês.

O que diz o regime norte-coreano?

Até este domingo, a Coreia do Norte não havia se manifestado publicamente sobre o estado de saúde de Kim Jong-un. O regime sequer confirmou que o ditador passou por cirurgia.

A agência estatal KCNA publicou uma série de notas que não mencionam qualquer alteração na saúde de Kim. Um dos textos diz que o ditador enviou mensagem ao presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, para parabenizá-lo pelo aniversário na segunda-feira.

Se Kim morrer, quem assume?

Kim Yo-jong, irmã de Kim Jong-un e cotada para assumir o poder na Coreia do Norte caso o ditador morra ou renuncie, em foto de março de 2019
FOTO: JORGE SILVA/POOL/ARQUIVO/REUTERS

É outro mistério. Não se sabe se existe uma linha de sucessão na Coreia do Norte nem como ela funciona. Até Kim Jong-un, o poder passou de pai para filho desde Kim Il-sung, mas não está claro quem chefiaria o país caso o ditador morra ou renuncie ao cargo.

A hipótese mais provável é que a irmã dele, Kim Yo Jong, assuma o poder por um período. No entanto, há disputas internas entre a elite do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que governa o país, e que poderiam retirá-la do poder.

O que fez a China?

A China, principal parceiro econômico e político da Coreia do Norte, enviou uma equipe que inclui médicos ao país para prestar assistência em relação ao ditador Kim Jong-un, informaram três fontes à agência Reuters em 24 de abril.

A viagem da comitiva também inclui autoridades chinesas. Segundo a Reuters, não é possível determinar nada sobre a saúde de Kim Jong-un apenas com os relatos da visita da comitiva chinesa ao ditador da Coreia do Norte.

Apesar da preocupação com a saúde de Kim, jornais sul-coreanos publicaram relatos de fontes governamentais que afirmam que o líder estaria inspecionando a construção da área turística designada da cidade – um grande complexo de resort em um antigo porto comercial.

Neste sábado (25), a agência Reuters afirmou que um trem especial, possivelmente pertencente ao líder norte-coreano, foi visto esta semana em uma cidade turística do país. A informação seria complementada com imagens de satélite revisadas por um projeto de monitoramento da Coreia do Norte com sede em Washington.

A presença do trem reforçaria a teoria da inspeção no resort, mas não se sabe se Kim teria sido levado ao local no veículo ou não.


 G1