https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O QUE É A CORONAVIRUS

Coronavirus é o nome de uma família de vírus que se divide em dois Gêneros: o Gênero Alphacoronavirus e não atacam os humanos. Já o Gênero Betacoronavirus que contém três espécies que atacam os humanos: Especie Mers-Cov, Especie SARS-Cov e o Espécie SARS-Cov 2, que causa a doença CoVID-19, essa que está nos atacando agora.

Esses vírus possuem uma estrutura extremamente primitiva e muito frágil e é sensível à desidratação e à temperatura. Ao ar livre o vírus desidrata, seca e morre.

Ele necessita sair do doente infectado e entrar pela boca, nariz ou olhos da vítima sadia e assim infectar mais um e causar a doença nele.

Em um local exposto à luz solar, ele morre em minutos, se for sob o Sol do meio dia, morre em 2 ou 3 minutos. Em tempo nublado dura um pouco mais, talvez até uns 15 minutos. Em um lugar sem luz solar e o vírus cair sobre papel, madeira, roupas e cabelos, ele sobrevive por 6 horas. Em superfícies lisas, como vidro, mármores, azulejos, metais lisos, ele sobrevive por 12 horas.

Os vírus tendem a cair assim que saem numa tosse, num espirro ou simplesmente uma pessoa falando está batendo a língua no céu da boca e nos dentes. Mesmo apenas a respiração do doente já é suficiente para liberar vírus no ar.

OBSERVAÇÕES GERAIS

Esse vírus possui uma capacidade infectante extraordinária, esse é o ponto forte dele, porém a doença que ele causa tem baixo índice de mortalidade se comparado aos piores vírus que existem.

O vírus SARS-Cov 2 que causa a doença CoVID-19 tem taxa de mortalidade de até 20% em idosos com doenças pré-existentes, diabéticos, hipertensos, cardíacos, asmáticos, aidéticos, pessoas em tratamento de câncer e principalmente transplantados imunodeprimidos.

Em adultos a taxa de mortalidade é de apenas 2%, principalmente os fumantes, em crianças a taxa de mortalidade é praticamente zero % com raríssimas exceções.

A SITUAÇÃO EM ALAGOAS

Em pronunciamento ao vivo do Secretário de Saúde do Estado, no Instagram do @governodealagoas, ele informou que todos os testes feitos até o dia 22, testaram negativo. Alagoas é o primeiro estado a parar por um dia a curva de crescimento.

O último levantamento divulgado ontem, domingo, existem 89 casos em investigação, a maioria deles – 65 estão localizados em Maceió. Arapiraca tem 04 casos; Barra de Santo Antônio tem 01; Barra de São Miguel, 01; Cajueiro, 01; Ouro Branco, 02; Penedo, 01; Rio Largo, 01; São Miguel dos Campos, 01; Flexeiras, 01; Satuba, 01; Inhapi, 01; Maribondo, 01; Pilar, 01; Piaçabuçu, 01; Mata Grande, 01; e Porto real do Colégio, 01.

No país tem 25 mortes e 1.546 casos confirmados.

RECOMENDAÇÕES

Manter a sanidade e a calma, o vírus é agressivo no contágio, mas letal somente em pessoas com imunidade baixa e/ou com problemas de saúde;

O que fazer para se proteger?

  1. Isolamento social. Se sair, o usar máscara, luva e procurar não tocar em nada, e muito menos no rosto; ao usar dinheiro em papel, então o cuidado deve ser redobrado em tocar o rosto; ao chegar em casa borrife-se de álcool e ponha a roupa pá lavar, em seguida tome um banho; deixar os sapatos fora de casa;
  2. Higiene correta. Tendo consciência disso, não passar os dedos nos olhos, na boca e nem no nariz e ao chegar em casa nada de tocar em nada e nem em ninguém antes de lavar as mãos. Retire a roupa que usou e pendure num local de pouco movimento e deixe a roupa lá por no mínimo 8 horas, lembre-se que sobre a roupa os vírus ficam vivos por 6 horas.
  3. Lavar os cabelos.
  4. Ao tocar maçanetas, torneiras ou qualquer superfície lisa onde outras pessoas tocaram antes, em seguida não toque nos olhos, nariz nem boca, lave as mãos o quanto antes.
  5. Manter sua casa restrita à sua família mais íntima, não receber visitas durante a quarentena.
  6. Usar desinfetantes.
  7. Usar máscara cirúrgica todas as vezes que sair de casa ou for se aproximar de outras pessoas.
  8. Não corra para o mercado, isso vem do pânico. Não há necessidade de uma quantidade enorme de álcool ou desinfetante, já que você só precisa usar se ficar saindo na rua, ficando em casa o consumo e pequeno;
  9. Cuidar do seu velhinho, se ele não tem com quem ficar traga-o para casa; se ele é independente fique longe, você pode ter o vírus e nem sentir, mas para ele pode ser fatal;
  10. Manter-se saudável: vitamina C, suplementos alimentares (Centrum), comidinha boa em casa e dormir bem. Imunidade alta é a melhor def