https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A Defesa Civil Municipal estabeleceu em 150 milímetros o volume de chuva para um possível acionamento do plano de evacuação nas áreas mais críticas dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. O alerta deve ocorrer se as chuvas atingirem o volume em 72h, com o agravamento das condições de solo e estrutura de edificações.

A definição está dentro do Protocolo de Monitoramento pela Defesa Civil, a Sala de Alerta da Secretaria de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemade).

O acumulado de chuva até o final da tarde dessa segunda-feira (17), em Maceió, foi de 99 mm no Posto Pluviométrico instalado no bairro do Antares, local onde houve maior concentração de chuva. Como a chuva se estendeu ao longo da noite, o acumulado pode ser muito maior nesta terça-feira (18). A previsão é que as chuvas permaneçam no estado até amanhã.

As chuvas que atingem Maceió se concentram de forma mais intensa na parte alta da cidade. Para a região do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, o volume de chuva não ultrapassou os 76 mm em 72 horas (pluviômetro localizado próximo a Casa Vieira). As equipes da Defesa Civil continuam nas ruas dos bairros analisando as condições das edificações e de solo e não há, até o momento, qualquer intercorrência.

Região Norte

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBM/AL) disponibilizou, nessa segunda-feira (17), equipes do 2° Grupamento de Bombeiros Militar (2°GBM) de Maragogi para monitorar a elevação dos níveis das águas nos rios da região Norte do estado. Maragogi, Matriz do Camaragibe e Porto de Pedras estão em estado de alerta pelo risco de deslizamento de terra.

Já os moradores das cidades de Campestre e Jacuípe foram alertados pela Defesa Civil de Alagoas sobre a possibilidade de precisarem sair das áreas onde moram caso o Rio Jacuípe, que está quatro metros acima do nível, transborde.

Tanto Maceió quanto os municípios do interior, principalmente a região norte, seguem sendo monitorados nos próximos dias.

 

*Com Secom