https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Coordenador da força-tarefa afirma ter mantido contato com americanos e britânicos

geólogo do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e coordenador das pesquisas sobre as rachaduras no bairro do Pinheiro, Thales Sampaio, informou que já manteve contato com equipes de geólogos internacionais, caso a situação da localidade não seja solucionada pelos técnicos do país encaminhados de diversos estados para estudar as causas do fenômeno. A informação foi dada durante entrevista ao Bom Dia Alagoas desta quinta-feira (17). 

Conforme explicou Thales, o fenômeno é bastante complexo, o que exige cautela por parte dos profissionais atuantes na força-tarefa, quanto à descoberta de possíveis motivos para o afundamento na região. Apesar da grave situação, o geólogo salientou não poder confirmar se existe, de fato, uma grande cratera no bairro. 

“Não posso dizer nada além disso, pois pode haver ou não. O posicionamento atual da equipe de Geologia é de que não existe essa grande abertura, mas estamos nos estudos”, destacou Thiago.

Na oportunidade, Sampaio confirmou a gravidade do problema ao frisar que contatos já foram realizados junto a órgãos internacionais de Geologia, caso os técnicos nacionais não consigam descobrir as reais causas do fenômeno que assusta a população desde o início do ano passado. 

“Entrei em contato com equipes britânicas e americanas para ficarem de prontidão em caso de necessitarmos de auxílio. Se, até o mês de abril, não detectarmos o que vem causando esse fenômeno, buscaremos ajuda internacional”, reforçou o geólogo. 

RISCOS

O risco de desmoronamento provocado pelas rachaduras que tomam parte do bairro do Pinheiro fez a Prefeitura realizar uma ampla reunião com técnicos, especialistas e moradores da localidade. De acordo com os estudiosos, a retirada de pessoas das áreas mais críticas deve ocorrer antes da quadra chuvosa de abril.

A explicação foi dada pelo engenheiro da Defesa Civil Nacional Rafael Machado, durante encontro nessa quarta (16), na sede da Prefeitura, no bairro do Jaraguá.

Os detalhes sobre o esquema para a retirada, em caráter de emergência, serão apresentados nesta sexta (18), no Palácio República dos Palmares, pela Defesa Civil Estadual. 

A Gazetaweb apurou que, em caso de saída rápida, os moradores devem ser encaminhados para o 59° Batalhão de Infantaria Motorizado. 

 

fonte gazetaweb