Web Rádio Juventude

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE) das Secretarias de Saúde e Educação está realizando ações nas escolas da rede municipal em combate à dengue. Com essa atividade, o PSE encerra as atividades do ano letivo de 2018. As ações iniciaram nesta terça-feira (27), na Escola Municipal Edival Lemos, localizada no Bairro Poeira.

Durante toda esta semana, as equipes do PSE estarão realizando palestras e dinâmicas nas escolas do município. O intuito é realizar uma mobilização para orientar todos os estudantes sobre a importância da prevenção da doença.

Com isso, estão sendo realizadas palestras educativas, panfletagem, mutirão de limpeza pelos bairros onde as escolas se localizam, entre outras ações.  O PSE já realizou ações em combate à dengue no início deste ano, no mês de março e abril, como preconiza o Ministério da Saúde. Esta é a segundo e último ciclo da campanha neste ano, que tem por objetivo diminuir o número de incidências da doenças por meio da educação. 

Durante as palestras, as equipes mostraram para os estudantes onde se pode encontrar larvas do mosquito, o que se pode fazer para evitar, as medidas de prevenção, sinais e sintomas da doença e a importância de procurar um especialista.

De acordo com a coordenadora do PSE, Isabelle Araújo, o principal objetivo da ação é que os alunos possam disseminar a ideia com os pais, como forma de evitar a doença.

“Nós estamos realizando essa atividade para que eles possam levar as informações para dentro de casa. Realizamos uma atividade no início do ano, como preconiza o Ministério da Saúde, que devem ser feitos dois ciclos por ano, e agora estamos finalizando o segundo ciclo. Além disso, essa atividade encerra o ano letivo do PSE”, explicou.

Todas as escolas do município irão realizar atividades, cada uma com atividades definidas pela própria unidade. Na Escola Joviniano Rodas, localizada no Barro Vermelho,  serão realizadas panfletagem na praça em frente a unidade; já a escola Escola Joaquim Gama fará caminhada pelo povoado Tuquanduba. A Escola Silvério Jorge também irá realizar panfletagem, além de mutirão de limpeza em locais com possíveis focos de criadores do mosquito e exposição de cartazes. A atividade se encerra esta semana. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *