https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
 
 
Bandeirinhas, balões decorativos, roupas xadrez, comidas típicas e muita animação. O “Arraiá da Primeira Capitá” – Festa Junina de Marechal Deodoro – inicia na próxima quinta-feira (31), mas já está trazendo benefícios para o município. A festividade tem criado grande expectativa de vendas em comerciantes, empresários e ambulantes deodorenses, e já movimenta a economia da cidade, gerando emprego e renda.
 
Das festividades que mais movimentam o comércio nacional, o São João se tornou um dos grandes destaques. Em Marechal Deodoro essa realidade não seria diferente.
 
Com o anuncio dos grandes shows e a proximidade do “Arraiá da Primeira Capitá”, que pretende ser palco do maior São João de Alagoas, a procura por materiais decorativos, roupas, bebidas e comidas típicas, entre outros, tem gerado um aumento nas vendas no comércio do município.
 
De acordo com o presidente da Associação Comercial de Marechal de Marechal Deodoro e dono da loja de variedades Destak Magazine, Wilson Júnior, a expectativa é que as vendas sejam tão boas quanto no Carnaval. Ele explica que quanto mais eventos e festas o município investir, maior é o giro e o desenvolvimento da economia.
 
“Estamos todos com uma expectativa grande, porque quanto mais festa, mais aumenta a economia: mais as pessoas se vestem, mais bebem, mais comem, mais compram. A expectativa é ser tão bom quanto foi o carnaval. Os comerciantes e eles sentem esse impacto, essa maior procura”, afirmou o empresário.
 
No setor alimentício, os comerciantes já sentem um aumento da procura, já que bares, lanchonetes esperam aumento nas vendas e muitos ambulantes que irão comercializar comida e bebidas na festa também já começaram a se organizar. De acordo com a empresária e dona do Esquinão do Lanche, localizado na Orla Lagunar do Centro Histórico, Rafaela Souza, em épocas de festejos e shows organizados pela Prefeitura, as vendas aumentam de 50% a 70%.
“Com certeza aumenta a nossa renda. Durante e principalmente quando acaba a festa as pessoas vêm lanchar aqui. As vendas só não chegam a 100% porque a quantidade barracas de lanches também aumentam. Não mudamos e nem adaptamos o tipo de lanche para a festividade, porque as pessoas já conhecem a qualidade e o tipo de alimento que comerciamos. Estamos aguardando positivamente esse São João”, garantiu.
 
Além dos pontos comerciais, setenta e oito ambulantes selecionados por meio de edital irão comercializar produtos no Arraiá da Primeira Capitá, a maioria deles deodorenses.
 
Distribuídos por todo o espaço da festa, os ambulantes irão comercializar bebidas, churrasquinhos, drinks, batata frita e lanches diversos.
 
Moradora do bairro da Poeira, Carmelita Santos da Silva, é uma das ambulantes que vai trabalhar no Arraiá da Primeira Capitá. Ela vende bebidas e churrasquinho e disse que a expectativa de boas vendas é grande.
 
“A expectativa é de muitas vendas. Já trabalhei em várias festas, mas quando é um evento deste porte dá para ganhar um troco bom. Depois de quatro dias de festa estamos esperando ter um lucro bom, porque vai ter festa só aqui no município e estamos muito animados, disse Carmelita.
 
PMMD