https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

No dia 23 de junho de 2017 foi reaberta a Unidade de Estratégia da Saúde Pedras, que há 27 anos presta serviços a comunidade que tem o mesmo nome. A secretaria de saúde se refere a unidade como posto de saúde, também faz referência ao evento como inauguração – cerimônia com a qual se mostra, se apresenta pela primeira vez ao público uma obra, um monumento, uma instituição, com que se procede oficialmente à abertura de uma exposição.
O momento para a entrega da unidade,que esteve por um ano parada para reforma,a comunidade contou com a presença de vereadores, secretários municipais e população local. Na ocasião foi entregue uma ambulância.
O prefeito destacou a saúde como prioridade e do quanto a unidade vai contribuir para a saúde das pessoas que vivem na comunidade.Disse que tem um sentimento especial pois cresceu na comunidade vendo o seu pai trabalhar e concluiu dizendo que agora a população terá um posto de saúde com qualidade, com estrutura e do jeito que o povo merece.
O Secretário de Saúde, Aérton Lessa, explicou como vai funcionar o posto e do projeto de transforma em mais uma unidade do Programa de Saúde da Família.
“A gente não está inaugurando paredes, a gente está inaugurando um posto com equipamentos, que vai funcionar durante toda a semana, e que trará um novo conceito pra essa unidade. Estamos fazendo um estudo que vai transformá-lo em PSF até outubro e isso vai possibilitar que as famílias das Pedras tenham uma equipe exclusiva para atuar na comunidade”, disse o secretário.
Na minha passagem pela unidade quando entregara documentação do conselho municipal de saúde, para a eleição que acontecerá no dia 5 de dezembro, colhi informações sobre o funcionamento da unidade, bem como da satisfação dos trabalhadores lotados no serviço visto que o problema PMAQ foi definitivamente solucionado. Na verdade a estratégia de saúde da Família do povoado Pedras sofreu um golpe. A realidade é cruel para nós trabalhadores e o desrespeito é tamanho.
Por que a unidade que serviu por tantos anos como Estratégia de Saúde da Família sofreu essa mudança? Por que os trabalhadores foram excluídos do processo de avaliação do PMAQ quanto equipe, quando na verdade o que aconteceu foi uma divisão?
Onde está a prioridade em ofertar o atendimento deficiente, quando a população somente conta com o profissional médico dois dias na semana, realidade de outras unidades. Não existe internet ou seja não houve progresso algum muito pelo contrário estão tirando direitos e condições de trabalho o que reflete nas condições de vida da população que continua assistindo esse faz de contas que é essa administração.