Blog: Ivan Reis : Enchente de Maio de 2017

Nos últimos dias do mês de maio a população deodorense foi surpreendida com as chuvas e o grande volume de águas que obrigaram a boa parte da população deixarem suas casas e fugirem para lugares onde pudessem encontrar segurança e conforto. A situação começou a chamar a atenção a partir da sexta feira 26, aumentou no sábado 27 e atingiu o pico mais alto no domingo o que fez com que todos se mobilizassem e se engajassem no resgate de famílias inteiras, como também dos móveis. No centro onde pudemos acompanhar a angústia daqueles que residiam as margens da lagoa manguaba realizamos os resgates através de canoas, as famílias, os proprietários de bares e lojas que tem as suas empresas na orla contaram com a ajuda voluntária da equipe.

Trabalhamos dias inteiros sem o apoio do poder público que sequer se apresentou para questionar se a equipe precisava de algo. Nem mesmo das equipes da defesa civil, exército ou quem quer que tenha vindo a Marechal com a missão de trabalhar em prol da população vitimada pela enchente. Tive também a oportunidade de acompanhar a situação dos moradores do Barro vermelho que moram próximos as barreiras que por conta dos deslizamentos a defesa civil  avaliou como insegura as condições de permanência daquelas famílias, interditando e encaminhando as para espaços como colégios e casas de familiares.

A partir da segunda feira, 29 as águas começaram baixar  e a situação começou normalizar, apesar de continuar chovendo muito e frequentemente. A população aos poucos foram retomando a sua rotina, retornando para suas casas a princípio para a faxina e depois o retorno do que conseguiram salvar nos momentos de agonia. E por fim as águas baixaram de forma considerável e os problemas passaram a ganhar destaques, principalmente a falta de apoio do poder público no que diz respeito ao transporte das famílias e móveis, compra de alimentos e bebidas,espaços seguros para se abrigar entre outra situações.

No quesito voluntariado o nosso povo está de parabéns , foram fraternos e decisivos para todo esse sucesso. Portanto vocês que de forma direta ou indiretamente deu a sua parcela de contribuição sintam se orgulhosos desse feito, vocês salvaram vidas e fizeram a diferença nesse processo de sofrimento onde muitas famílias que continuam cheias de esperanças e com a oportunidade do recomeço.

No quesito gestão uma vergonha! Sinceramente  por algum momento acreditei que estava ajudando a colocar no poder alguém experiente, até por ter sido vereador por dois mandatos e conhecer os problemas do nosso município, a política continua a mesma, a descontinuidade dos serviços favorecendo o sucateamento da administração pública e fortalecendo a privatização dos serviços e desvalorizando o servidor público. Interesses comuns que nem de longe atende aos do coletivo. E o que é mais preocupante são as faltas de investimentos nos serviços essenciais como Educação, Saúde e Segurança  e uma economia nos gastos somente vista em divulgações oficiosas, porém sem as devidas prestações de contas. Foi decretado estado de calamidade pública e certamente virá mais dinheiro para os cofres públicos para ajudar a nossa população vítima da enchente, isso também merece toda nossa atenção, afinal praticamente tudo foi feita por voluntários, apesar de que circula por ai um documento de ressarcimento do governo pela prestação de serviços a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *