PESCADOR CAPTURA TUBARÃO NO FRANCÊS

Um pescador conhecido como “Manezinho” fisgou um tubarão de cerca de dois metros na última sexta-feira (17), no mar de Francês, em Marechal Deodoro, litoral sul de Alagoas.

O animal, da espécie lixa é inofensivo ao homem e uma das espécies de tubarões mais populares pelo mundo. Esses animais se encontram entre as espécies marinhas que estão ameaçadas de extinção. “O tubarão-lixa é um animal de comportamento mais pacífico e noturno, eles acompanham os navios dos pescadores, que acabam fazendo a matança”, explicou a bióloga Gabriela Carvalho.
A espécie está classificada como de alto risco de desaparecimento na natureza em um futuro próximo, sendo proibida a sua captura, exceto para fins científicos. Apesar de ser um dos tubarões mais populares do mundo, eles são muito utilizados pela ciência, por se adaptarem muito bem em cativeiro.
A pesca do tubarão lixa está prevista como proibida pela Lei n o 9.605, de 12 de fevereiro de 1998
Segundo o engenheiro ambiental, Felipe Domingos, os tubarões-lixa passam a maior parte do tempo no fundo dos oceanos e se alimentam de camarão, lula, polvo e lagosta. E podem ser encontrados em todo o litoral brasileiro.

“Os tubarões estão mais ameaçados por causa da comercialização da carne. Muitas vezes a gente come cação, mas, na verdade, pode ser um tubarão-lixa”, contou Domingos.

 

As imagens do pescador e do tubarão foram divulgadas por meio das redes sociais e logo se tornaram assunto na cidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *