Curso à distância será obrigatório para condutores infratores e renovação de CNH

89e391e2-65aa-42bf-8656-432e0601db42Flexibilidade. É o que caracteriza o novo método de ensino que será aplicado pelos Centros de Formação de Condutores em Alagoas. Profissionais que trabalham no setor de entrega de cargas através de motos ou motoristas infratores que precisam passar por uma reciclagem e na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverão fazer as aulas teóricas na modalidade de Ensino à Distância (EAD).

Para capacitar os profissionais que formam condutores, o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SINDCFC-AL) realiza neste sábado (03), no Hotel Maceió Atlantic Suítes, a partir das 08h30, um treinamento para esclarecer como será a integração do sistema de ensino com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

Este formato privilegia o ensino por meio do ambiente virtual de aprendizagem, espaço em que o aluno pode acessar o conteúdo do curso a qualquer momento pela internet. O curso teórico on-line, de 30 horas/aula, abrange as disciplinas de Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros e Relacionamento Interpessoal. Por meio do SINDCFC-AL, o estado alagoano vai se adequar a resolução 410/2012, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Desta maneira, as autoescolas estão regulamentadas a ofertar aulas teóricas em EAD para motociclistas e motofretistas – os chamados motoboys; renovação e reciclagem à distância para os condutores infratores que atingiram ou ultrapassaram 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A regulamentação no estado foi uma parceria entre SINDCFC-AL e o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, por meio da portaria 1057/16, publicada no Diário Oficial do Estado, em junho deste ano. Na nova metodologia de ensino, o aluno deverá ir a um CFC para realizar a matrícula, onde sua digital será capturada através de biometria e inicia o curso teórico à distância de qualquer local.

Ao finalizar às 30 horas de aula, o aluno está apto a realizar o exame teórico no Detran/AL, mediante validação biométrica. O curso à distância de reciclagem para condutores infratores que tiveram a CNH suspensa, e aos profissionais, que atuam no transporte de passageiros e entrega de mercadorias foca na educação de trânsito, assim evitando acidentes e cumprindo o que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com a portaria, o condutor que vai em desacordo as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) recebe a notificação do Detran/AL para devolução da habilitação, que deverá cumprir o prazo de suspensão, em seguida submeter-se ao curso de reciclagem e depois realizar a prova teórica.

*com Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *