LIXO, RESPONSABILIDADE DE TODOS

Lixo nacidade
Foto: Valmir Francelino

O lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso. O lixo pode ser encontrado no estado sólido, líquido e gasoso e classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).
Para serem obtidas condições satisfatórias nos centros urbanos é preciso que haja uma intervenção efetiva do poder público, pois a ele cabe a incumbência de implantar ações que possam agregar melhorias de vida para a população e entre elas está a coleta do lixo.

Entretanto esta responsabilidade não fica restrita aos órgãos públicos, mas também a cada cidadão que habita o espaço urbano. A colaboração de cada um é fundamental para que a cidade possa permanecer limpa e habitável.

Em Marechal a população, que sempre cobra as ações governamentais, normalmente não faz sua parte procurando evitar jogar indiscriminadamente o lixo nas ruas ou não os colocas em locais adequados e em horários condizentes.

A prefeitura tem regularizado o serviço de coleta de lixo, segundo a Secretaria de Infraestrutura, que cumpre um roteiro com dias e horários estabelecidos para o recolhimento.

Na sede do município, todo Centro Histórico até Taperaguá, a coleta é feita de segunda a sábado nos horários de 05:00, 09:00, 10:00 e 12:00 horas, portanto os usuários deverão apenas colocar o lixo em suas portas nesses horários. Hoje, pelo que colhemos junto a alguns usuários, o recolhimento está normalizado e vem sendo feito pela Conserg, empresa que ganhou a licitação.

A Prefeitura dá apoio complementar em caso de podas de árvores ou entulhos (restos de construção) e para tanto dispõe de vários caminhões tipo caçamba, máquinas carregadeiras, homens e até mesmo caminhões compactadores.

A Seinfra dispôs o telefone 3263-2607 para informações adicionais, dúvidas, reclamações e sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *