Marechal na cadeia produtiva e exportação do mel

Albérico Azevedo, durante encontro com apicultores. (Foto: Divulgação)

Albérico Azevedo, durante encontro com apicultores. (Foto: Divulgação)

Por Carlos Roberts

A cidade de Marechal Deodoro está sendo inserida na cadeia produtiva do mel, própolis vermelho e seus derivados. O produto é cobiçado no mercado mundial e a prefeitura acaba de ser incluída no projeto que visa capacitação de mão de obra, com renda através da produção e exportação do produto.

A idéia foi encampada por Albérico Azevedo, que participou de um evento na manhã desta quarta-feira, promovido pela Associação Novo Encanto, uma organização não governamental que desenvolve projetos sustentáveis na área ambiental. Outros parceiros como Braskem, Petrobrás e Governo do Estado de Alagoas, também participam.
O representante da Novo Encanto, Hudson Cavalcante, explica que a idéia é capacitar mão de obra de Marechal Deodoro. E assim os futuros apicultores receberão assistência técnica e material para a produção do mel e da própolis vermelha. “Com isto haverá renda para as famílias e desenvolvimento ainda maior para a região”, comenta Hudson.

A produção será recebida pela empresa de Mário Calheiros, que há vinte anos está no ramo e acaba de receber certificação internacional para exportação. Isto depois de passar por uma rigorosa inspeção sanitária internacional e atender às exigências legais. Calheiros explica que Alagoas possui 20 cidades em que a abelha tem condições de produzir a própolis vermelha. “E são as únicas cidades do mundo. Cada quilo deste produto é comercializado à R$ 400,00 e por aí podemos tirar uma noção do volume de renda que será gerado às famílias que vierem a participar do projeto”, explica.

Albérico Azevedo é quem fez esta aproximação das empresas com a prefeitura de Marechal Deodoro. Ele conta que conversou sobre o projeto com o prefeito Cristiano Matheus. “E o prefeito se mostrou bastante entusiasmado. A partir de agora a prefeitura já está engajada neste projeto e a cidade estará sim, entre as maiores produtoras de mel e própolis vermelha desta cadeia produtiva. E consequentemente, com um volume de renda significativo para as famílias deodorenses”, concluiu.

Um grupo de futuros apicultores já está recebendo orientação técnica de campo, nas dependências do cinturão verde da Braskem e na manhã desta quarta-feira o Sebrae esteve promovendo palestras sobre empreendedorismo e regulamentação do mercado formal.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *