https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Entre os meses de janeiro a abril de 2016, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) registrou 881 acidentes de trânsito nas vias de Maceió. No mesmo período do ano passado, foram 645 acidentes contabilizados. Os dados divulgados nesta quinta-feira também revelam que o número de acidentes aumentou em Maceió após a retirada da fiscalização eletrônica.

De acordo com a SMTT, desde o dia 05 de maio, data em que o órgão acatou a determinação da suspensão dos pardais pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL), foram contabilizados 13 acidentes de trânsito nas avenidas Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima. Uma semana antes da suspensão, entre os dias 28 de abril e 02 de maio, sete acidentes de trânsito foram registrados nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Goés Monteiro.

Juntas, as duas mais importantes vias de Maceió contam atualmente com quatro pontos de fiscalização de velocidade excessiva, ultrapassagem de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre.

“Estudamos qual a melhor forma de recorrer da decisão do TCE para que a fiscalização eletrônica possa continuar funcionando e trazendo mais segurança viária aos condutores e pedestres. O foco é salvar vidas e impedir que a imprudência de condutores cause maiores transtornos ao trânsito destas vias”, salientou o superintendente da SMTT, Dário César Barbosa.

Imprudência

Para o chefe do setor de Estatística em Acidentes de Trânsito da SMTT, Carlos Moura, a grande maioria dos sinistros continua tendo como causa a imprudência na hora de dirigir. “Infelizmente não temos observado uma preocupação dos condutores com a boa prática na direção, o que vem fazendo o número de acidentes ser ainda preocupante”, analisa.

De acordo com o órgão, durante todo o ano de 2015, foram registrados 3.973 acidentes, a maioria sem o envolvimento de vítimas, havendo somente danos materiais aos veículos envolvidos.

Segundo Carlos Moura, a fiscalização é um meio necessário para salvaguardar a segurança de condutores e pedestres, porém, somente criando a consciência dos deveres dentro do trânsito é que os números de acidentes diminuirão. “Não adianta fiscalizarmos as imprudências e punir os condutores com multas se no outro dia eles cometem os mesmo erros”, acrescenta.

Em Maceió, as infrações que motivam a maioria dos acidentes de trânsito são as ultrapassagens do sinal vermelho, excesso de velocidade, embriaguez ao volante e dirigir sem a devida atenção executando manobras arriscadas. Dentre as infrações mais cometidas, a de estacionamento em locais proibidos lidera as estatísticas com mais de 40% das multas.

“É um tipo de infração na qual as pessoas impedem a boa fluidez dos demais veículos, causando grandes transtornos no que diz respeito à trafegabilidade já difícil nas vias urbanas. Sem contar que ao estacionar o veículo sobre o passeio, por exemplo, o pedestre é obrigado a andar na rua correndo o risco de ser atropelado”, aponta o chefe de Estatística em Acidentes de Trânsito.

fonte;Gazetaweb