Inscrições estão abertas para a 9ª edição do programa Jovem Senador

O Senado Federal está com inscrições abertas para a 9ª edição do programa Jovem Senador 2016. O objetivo é aproximar jovens estudantes do parlamento, proporcionando-lhes conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. O concurso propõe a elaboração de um texto dissertativo, sobre o tema “Esporte: Educação e Inclusão”. Para participar da edição deste ano, os estudantes devem se inscrever até o dia 19 de agosto. .

Líder do bloco Moderador no Senado,  senador Fernando Collor (PTC/AL) acompanha, com satisfação, o desenvolvimento do Projeto Jovem Senador, que simula o processo legislativo de 27 estudantes, representando todas as unidades federadas. “Sou um entusiasta desse projeto, que contribui para aproximar a sociedade, a juventude, do Senado Federal. Além do aspecto pedagógico, a dinâmica estimula e desperta o jovem acerca da importância da democracia e de seus instrumentos no cotidiano das pessoas”, destacou o senador.

Em 2015, a aluna Arabela Melo Moreira Silva foi a grande vencedora da edição em Alagoas, entre as centenas de concorrentes no estado. Ela apresentou a redação intitulada “Brasil: Encenando atos de Democracia”. Após vencer a edição estadual, ela se tornou a representante de Alagoas no projeto Jovem Senador de 2015 e conheceu o Congresso Nacional e participou da construção de propostas legislativas.

Os 27 estudantes finalistas na equipe nacional do concurso, como parte da premiação, serão automaticamente selecionados para participar da edição anual do Projeto Jovem Senador, recebendo um microcomputador portátil, certificado de classificação no concurso e medalha. As redações desses estudantes ainda serão publicadas num livreto.

Na primeira etapa, cada unidade escolar selecionará, entre as turmas dos anos contemplados, uma redação, manuscrita pelo próprio autor, na folha com a logomarca do Concurso de Redação do Senado Federal, encaminhando-a, junto com a ficha de inscrição do aluno, à Secretaria de Estado da Educação, por meio dos Correios. Pode participar o estudante que tiver até os 19 anos completos, inscrevendo-se até o 19 de agosto, desde que esteja regularmente matriculado em escolas públicas.

Todos os estudantes finalistas, um de cada unidade da Federação, serão convidados a viajar para Brasília com as despesas de transporte aéreo, traslados em Brasília, hospedagem e alimentação pagas pelo Senado Federal, a fim de participar do Projeto Jovem Senador.

Uma comissão formada por professores de várias áreas será encarregada de selecionar as três melhores redações e encaminhá-las ao Conselho Nacional de Secretários (Consed). O resultado final será divulgado em 14 de outubro. Já a premiação acontecerá entre os dias 28 de novembro a 3 de dezembro – este período será utilizado pelos finalistas para vivenciar um mandato simulado, no Senado.

fonte:Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *