https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

491bb55095be576e34e5bc3517fe682e

A cada dia vem aumentando  no Município de Palmeira dos Índios o número de vítimas do mosquito Aedes Aegypti.

A mais recente vítima, suspeita de ter contraído a febre Chikungunya, foi um homem identificado como José Isidorio, de 56 anos, morador da Avenida Vieira de Brito, localizada no Bairro São Cristóvão.

Informações dão conta de que Isidorio, sentindo os sintomas da febre, com fortes dores nas articulações, deu entrada  na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Já na Unidade de Pronto Atendimento José Isidorio não resistiu e faleceu nos braços de sua filha.

Apesar de algumas autoridades da área de saúde resistir em divulgar óbitos suspeitos do ataque do “Mosquito da dengue”, a cada dia, corre a boca miúda, de que fulano ou beltrano, morreu após contraír uma das febres transmitidas pelo Aedes Aegypti.

O MinutoPalmeiradosÍndios, foi o primeiro site a divulgar mortes suspeitas, cujas vítimas, coincidentemente teriam sido picadas pelo mosquito, sendo desmentido por autoridades da saúde e  um comunicador local, mais conhecido como “Boca de Ovo”, chamando o site de MENTIROSO.

Mas o certo é que, coincidência ou não, algumas pessoas estão vindo a óbito após serem vítimas do poderoso mosquito, principalmente as mais idosas.

Devido à resistência de algumas pessoas em não permitirem a entrada dos agentes de endemias em suas residências, a promotora de justiça Salete Adorno, relatou que tomará todas as medidas cabíveis, para que os agentes realizem seus trabalhos, no sentido de erradicar o mosquito na região de Palmeira dos Índios.

O que a população precisa saber é se as febres Zika e Chicungunya, matam ou não matam! São causas principais ou secundárias? E ter a consciência de que tem que colaborar no combate ao Aedes Aegypti, com medidas simples, como cobrir suas caixas d’águas, evitar acúmulo de água, colocar areis nos vasos das plantas, etc.

Fique alerta

O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. No entanto, mesmo nas horas quentes ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento. Por ser um mosquito que voa baixo – até dois metros – é comum ele picar nos joelhos, panturrilhas e pés.

Doenças transmitidas

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo.

O vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas.

Quando uma pessoa é infectada com  um determinado tipo de vírus, cria anticorpos no seu organismo e não irá mais contrair a doença por esse mesmo vírus, mas ainda pode ser infectada pelos outros três tipos. Isso quer dizer que só é possível pegar dengue quatro vezes.

Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.

A febre Zika é uma infecção causada pelo vírus ZIKA, transmitida pelo mesmo transmissor da dengue e da febre Chicungunha.

Os sinais de infecção pelo Zika vírus são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomassão:

Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)
Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço
Dor muscular (mialgia)
Dor de cabeça e atrás dos olhos
Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés.

Sintomas mais raros de infecção pelo Zika vírus incluem:

Dor abdominal
Diarreia
Constipação
Fotofobia e conjuntivite
Pequenas úlceras na mucosa oral.

A febre chikungunya pode afetar pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Entretanto, a apresentação clínica é conhecida por variar de acordo com a idade, sendo os muito jovens (neonatal) e idosos os mais afetados pelas manifestações graves da doença. Além da idade, as comorbidades (doenças subjacentes) também vêm sendo identificadas como fator de risco para pior evolução da doença.

O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas com CHIKV não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, e os sintomas são:

Febre
Dor nas articulações
Dor nas costas
Dor de cabeça.

Outros sintomas incluem:

Erupções cutâneas
Fadiga
Náuseas
Vômitos
Mialgias.

Os sintomas comuns de chikungunya são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos e pés mais afetados. No entanto, pernas e costas inferiores frequentemente podem estar envolvidas.

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a febre chikungunya! Veja como eliminar o risco:

Evite o acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.

Coloque areia nos vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de febre chikungunya devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.

Limpe as calhas

Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de febre chikungunya, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

Coloque tela nas janelas

Embora não seja tão eficaz, uma vez que as pessoas não ficam o dia inteiro em casa, colocar telas em portas e janelas pode ajudar a proteger sua família contra o mosquito Aedes aegypti. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.

Lagos caseiros e aquários

Assim como as piscinas, a possibilidade de laguinhos caseiros e aquários se tornarem foco de febre chikungunya deixou muitas pessoas preocupadas. Porém, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos. O cuidado maior deve ser dado, portanto, às piscinas que não são limpas com frequência.

Seja consciente com seu lixo

Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

Uso de repelentes

O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método paliativo para se proteger contra a febre chikungunya. Recomenda-se, porém, o uso de produtos industrializados. Repelentes caseiros, como andiroba, cravo-da-índia, citronela e óleo de soja não possuem grau de repelência forte o suficiente para manter o mosquito longe por muito tempo. Além disso, a duração e a eficácia do produto são temporárias, sendo necessária diversas reaplicações ao longo do dia, o que muitas pessoas não costumam fazer.