Marechal Deodoro tem notificação de um caso de microcefalia

Registro de casos de microcefalia em Alagoas sobem para 100

 phpThumb
Foto: Divulgação

Por meio de Nota Técnica, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atualizou na tarde de sexta-feira (11) as informações sobre a notificação de microcefalia em Alagoas.

As notificações recebidas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Alagoas (Cie-vs/AL) indicam o registro de 97 casos suspeitos da doença, sendo que 91 em recém-nascidos e seis casos intrauterinos, além dos três casos registrados antes da implantação da notificação imediata.

Segundo as informações da Sesau, Maceió é o município com maior número de casos notificados (34), seguido de Santana do Ipanema, com 29. Esses números dizem respeito aos casos notificados nas cidades, mas não necessariamente que o paciente reside no local.

Diante do aumento do número de casos da doença no país, o Ministério da Saúde (MS) recomendou que, a partir do dia 19 do mês passado, as ocorrências de microcefalia que atendessem à definição de caso (naquela ocasião) fossem notificadas de forma imediata às secretarias estaduais de saúde.

No dia 3 último, foi divulgado o plano emergencial para a vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika, trazendo alterações na definição de casos suspeitos, segundo a nota.

Ainda segundo a Nota Técnica da Sesau, os casos suspeitos de microcefalia, segundo município de ocorrência foram: 34 em Maceió; 29 em Santana do Ipanema; cinco casos em Delmiro Gouveia; cinco casos em Penedo; seis em Palmeira dos Índios; sete em Arapiraca; três em União dos Palmares; um em Murici e um em Maragogi.

Já os casos notificados por região de saúde e município de residência foram: primeira região (24), sendo que 15 em Maceió; um em Coqueiro Seco; um em Marechal Deodoro; cinco em Rio Largo; um em Santa Luzia do Norte e um em Pilar. Na segunda Região foram notificados quatro casos: dois em Japaratinga; um em Maragogi e um em Matriz de Camaragibe. Na terceira região foram cinco casos: um em Branquinha; um em São José da Laje; um em União dos Palmares; um em Ibateguara.

Na quarta região, quatro casos: Chã Preta com um caso; Paulo Jacinto, dois; Viçosa, um. Na quinta região um caso apenas, em Teotônio Vilela. Na sexta região, cinco casos: um em Piaçabuçu; quatro em Penedo. Na sétima região, oito: sete em Arapiraca e um em Belo Monte.

Na oitava região, cinco: um em Cacimbinhas; dois em Estrela de Alagoas; um em Igaci e um em Palmeira dos Índios. Na nona região, 22 casos: oito em Santana do Ipanema; três em Dois Riachos; um em Olivença; cinco em São José da Tapera; dois em Pão de Açúcar; dois em Canapi e um em Olho D’Água das Flores. Na dé-ima região foram 13 casos: sete em Delmiro Gouveia; dois em Inhapi; um em Pariconha; três em Piranhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *