O processo eleitoral de Alagoas tem novidades diárias, com peso suficiente para alterar o resultado final da disputada corrida. Muito do que chega aos ouvidos e grupos de Whatsapp não representa a verdade dos fatos. Por isso, alguns candidatos apostam e bancam fake news como arma de combate.
Bomba da semana
Faltando 26 dias para a eleição há uma guerra declarada entre as facções. O fato novo mais emblemático e significativo é a confirmação de Rodrigo Cunha como o segundo voto de Fernando Collor, que tem Benedito de Lira como primeira opção. O anúncio foi feito no domingo, na cidade de Batalha.
O que muda?
Com a aliança de porteira fechada entre Renan Filho, Renan e Maurício Quintella a decisão de Collor, pelo fanatismo da maioria dos seus eleitores, certamente impulsionará a campanha de Rodrigo, que tem melhor resultado na chamada “classe consciente”. Por tabela, e sem fanatismo, o jogo-jogado também impactará positivamente na campanha de Benedito.
Como saber?
Números oficiais só no dia 20, com a divulgação da segunda pesquisa de intenção de votos do Ibope. Até lá o que rodar nos bastidores é passível de crime eleitoral.