Senado poderá ter CPI sobre museus

Cristovam Buarque entregou o requerimento que já tem quantidade mínima de assinaturas para abertura do colegiado

A situação dos museus no Brasil pode se tornar tema de CPI após o primeiro turno das eleições. O pedido foi feito pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF) e já tem a quantidade de assinaturas suficientes para instalar o colegiado.

O requerimento foi entregue na última quinta e já tem 28 assinaturas. Atualmente, na Secretaria-Geral da Mesa, o documento aguarda a leitura no Plenário do Senado. Até que isso ocorra, os parlamentares poderão acrescentar ou retirar suas assinaturas do pedido.

O tema vem dias após o incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, no dia 2 de setembro . A situação dessas instituições pautou os principais debates no Plenário ao longo da última semana. A tragédia teve repercussão internacional pelo grande prejuízo causado ao patrimônio. A estimativa é que boa parte dos 20 milhões de itens do acervo tenham sido destruídos.

Incêndio destruiu Museu Nacional no dia 2 de setembro
Oposicionistas criticam a Emenda Constitucional 95, estabelecida durante o governo de Michel Temer, que limita os gastos da União, o que afeta o montante destinado à manutenção dessas instituições.

No entanto, o argumento sofre as críticas dos governistas, que afirmam que a falta de manutenção e atenção com museus não é exclusividade do governo de Temer, e que outros governos negligenciaram essa questão ao longo dos anos.

Reportagem, Raphael Costa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.