FH diz que senadores defenderam voto secreto por medo de cair

2015-868850255-201511231907426953.jpg_20151123

SÃO PAULO – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quinta-feira que a votação conduzida pelo Senado para deliberar sobre a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) na quarta-feira mostrou o medo de parlamentares em serem os próximos alvos da operação Lava-Jato. Em palestra para promover seu mais recente livro na capital paulista, FH foi sucinto ao comentar a situação do senador petista:
Veja também

Senador Paulo Rocha (PT-PA)Paulo Rocha diz que será dolorido’ julgar Delcídio no Conselho de Ética
O senador Paulo Paim (PT-RS)Paim diz que foi duro votar contra Delcídio, mas foi acertado
Senador Delcídio Amaral (PT-MS): líder do governo e preso pela PFDelcídio está de licença automática e mesmo preso receberá salário
Senador Renan Callheiros (PMDB-AL) presidindo a sessão para tratar da prisão do senador Delcidio AmaralEm votação aberta, Senado decide manter prisão de Delcídio

— Prender um senador da República, e o senador disse o que disse é uma coisa louca — afirmou o ex-presidente.

ADVERTISEMENT
FH usou a palavra “constrangimento” para resumir o dia de ontem no Senado às voltas com a prisão de Delcídio.

— Nós vimos ontem na televisão o constrangimento de alguns (senadores) terem que defender: ‘olha, tem que ser secreto porque, se não for, eu caio’. É uma situação delicada — avaliou.

O líder tucano elogiou a postura do Supremo Tribunal Federal (STF), que mandou prender Delcídio por obstrução das investigações da Lava-Jato.

— A decisão tomada ontem, eu não quero discutir se é constitucional ou não, tinha que ser tomada. Já que os políticos não tomam, eles tomaram e o Senado engoliu a decisão dramática.

FH criticou a decisão da presidente Dilma Rousseff de viajar na próxima semana ao exterior para a Conferência do Clima (COP21) em Paris e, depois, para uma missão oficial no Vietnã.

Publicidade

— Do jeito que a coisa está só tem um jeito: a presidente tomar as rédeas da situação. Agora, ela vai passar nove dias fora do Brasil. Eu não iria nessas circunstâncias — disse ele, que, imediatamente, fez uma pausa e completou em tom de ironia:

— Talvez seja bom.

Fernando Henrique fez nesta quinta-feira mais uma rodada de palestra sobre o livro “Diários da Presidência”, lançado no mês passado. O ex-presidente não concedeu entrevista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.