O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, indica como obras importantes as da AL-101 Norte, Eixos viários, Viaduto da PRF, Vida Nova nas Grotas e Pró-Estrada.

Alagoas está dando um passo inédito no âmbito de infraestrutura, mobilidade urbana e segurança viária. Seja no interior ou na capital, o Governo executa obras que visam beneficiar quem precisa transitar no Estado. Prova disso são algumas das ações apontadas pelo secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral. Ele fala sobre as obras da AL-101 Norte, Eixos viários, Viaduto da PRF, Vida Nova nas Grotas e Pró-Estrada, além de outras.
O secretário Mosart Amaral começa citando as obras da AL-101 Norte. Com uma extensão de 5,8 quilômetros, segundo ele, a obra começa no bairro de Cruz das Almas, em frente ao Parque Shopping e segue até o início de Garça Torta. A duplicação contará com ciclovia em todo o trecho, além de iluminação pública, sinalização, drenagem, canteiro central com iluminação, passarelas e dois viadutos – sendo um na Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josepha de Mello. A nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, contribuindo com o fortalecimento do turismo e impulsionando a expansão imobiliária na região.
“Com os serviços de duplicação vamos garantir maior mobilidade aos motoristas e pedestres, que contarão não apenas com a ampliação das faixas de tráfego, mas também com a implantação de dois novos viadutos para otimizar nos deslocamentos entre a capital e o litoral”, destaca o secretário.
Em relação aos Eixos viários, Mosart evidencia que o Eixo Quartel terá seis quilômetros de extensão, com início na Rua Marieta Lages, no bairro do Farol, próximo a Super Pizza, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta, por trás do Hospital do Açúcar. Já o Eixo Cepa terá nove quilômetros de extensão, tendo início no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Gruta de Lourdes, estendendo-se até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo à ladeira Teobaldo Barbosa.
Os dois eixos terão o formato de binários – duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário – e irão servir como vias de escoamento do trânsito para a otimização do tráfego na Fernandes Lima, um dos pontos de maior urgência em mobilidade urbana em Maceió, que juntos somam 15 km de extensão.
A respeito das obras do Viaduto da PRF, o secretária informa que no total, serão executados serviços no raio de 800 metros em torno da rotatória da PRF. Além da construção do viaduto e das trincheiras, a obra contará ainda com a execução de passeios, faixa de pedestre e ciclovia. A implantação do projeto é resultado de um convênio firmado entre o governo estadual e o governo federal, por meio do DNIT/Ministério dos Transportes.
Sobre o ‘Vida Nova nas Grotas’, Mosart explica que trata-se de um programa do Governo de Alagoas que, desde 2016, tem levado melhorias em mobilidade urbana para as grotas de Maceió, além de ações de inclusão social e produtiva nas áreas de esporte e lazer, empreendedorismo, saúde e prevenção à violência. Com a parceria internacional do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), a iniciativa já chegou a 31 comunidades da capital alagoana, com serviços de melhorias estruturais concluídos e entregues em 11 delas.
No tocante ao Pró-Estrada, o secretário lembra que com atuação de um pouco mais de um ano, o programa Pró-Estrada acumula resultados positivos em todas as regiões do Estado. Até o momento são cerca de 60 municípios beneficiados com mais de 800 quilômetros de serviços de recuperação de vias urbanas e acessos, construção de novas estradas e pavimentação de rodovias.
“O Pró-Estrada hoje é um programa que quebra recordes e barreiras em Alagoas. Ele está em todas as regiões, mudando a cara da malha viária do Estado. Nós encontramos uma população desiludida com as promessas do passado, mas, quando a obra começa, nós vemos a confiança voltar ao olhar do alagoano”, conclui o secretário.
Fonte: Alagoas Alerta