Barragem que abastece a cidade está com baixa vazão de água; abastecimento está sendo feito em sistema de rodízio
G1 Alagoas
Devido ao longo período de estiagem na região Norte de Alagoas e a redução da vazão de água da barragem do rio Branca, gestores da prefeitura de Branquinha decretaram, nesta segunda-feira (20), situação de emergência e solicitaram ajuda ao governo do Estado.
Segundo os gestores a seca na região vem se agravando desde abril do ano passado, resultando em rodízio de água na cidade, que já vem sendo abastecida por carros pipa
“Fomos até o local de captação de água da cidade, vimos que está bem abaixo da média. Assim como os outros municípios alagoanos, Branquinha está sofrendo uma das piores estiagens dos últimos anos”, relatou o prefeito Jairon Maia Fernandes Neto.
Segundo ele, relatórios técnicos emitidos pela Defesa Civil municipal confirmaram que a vazão da água da barragem está em estágio vermelho, podendo secar nos próximos meses.
Com isso, diante da ameaça de colapso hídrico que afeta diretamente a população, o abastecimento de água encanada nas casas está sendo feito a cada quatro dias e nos dias de racionamento, caminhões-pipa realizam o abastecimento em postos de saúde e residências.
Ainda segundo o Decreto, o grau de estiagem entra no nível III, sendo assim necessário um plano emergencial de reposta ao desastre, necessitando apoio de nível Estadual, conforme a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil.