A Polícia Federal (PF) apreendeu, na manhã desta segunda-feira (15), o celular de um homem suspeito de compartilhar fotos e vídeos com cenas de exploração sexual infantojuvenil em grupos internacionais de aplicativos de mensagens. A apreensão ocorreu em Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió, após a Interpol identificar um DDD do estado de Alagoas no grupo internacional que trocava mensagens com os conteúdos criminosos.
De acordo com a PF, em 2019 a Interpol deflagrou uma operação em Roma, capital da Itália, e constatou o fato. Após isso, a Polícia Federal representou, junto à Justiça, um pedido de expedição de mandado de busca e apreensão para aprofundar as investigações.
O usuário da conta do grupo de mensagens associada à linha telefônica investigada responderá pelo crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe a posse e o compartilhamento de imagens pornográficas e de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. A pena para esse crime pode chegar até seis anos de prisão.
O celular apreendido será encaminhado para perícia, onde será analisado. Os agentes também irão verificar se existem outros arquivos de abuso ou exploração sexual infantojuvenil.
Fonte G1