Vigilância Sanitária flagra descarte ilegal de lixo hospitalar no Tabuleiro

Material incluía seringas, agulhas, ampolas e até medicamentos vencidos

Fonte: gazetaweb

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu, nesta terça-feira (27), uma grande quantidade de resíduos hospitalares descartados de forma irregular no bairro Tabuleiro do Martins, na parte alta da capital. O material incluía seringas, agulhas, ampolas e até medicamentos vencidos — itens que oferecem alto risco sanitário à população e ao meio ambiente.

A operação contou com apoio da Delegacia de Crimes Ambientais e revelou o descumprimento de normas rigorosas que regulam o descarte de resíduos de saúde no Brasil.

“Esse tipo de material deve ser coletado por empresas especializadas, contratadas por hospitais, clínicas e laboratórios, justamente para evitar a contaminação do solo e da água”, alertou Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária.

Descarte irregular de lixo hospitalar no Tabuleiro. Cortesia

A empresa responsável pelo descarte irregular será responsabilizada por crime ambiental e infração sanitária, conforme determina a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222/2018, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A norma estabelece as boas práticas para o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde e é de cumprimento obrigatório por todos os estabelecimentos da área.

Todo o material recolhido será encaminhado para descarte adequado. Em casos de reincidência, a multa sanitária pode chegar a R$ 38 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *