Vaticano se confunde, posta ‘fumaça branca’ e depois apaga

Vaticano publicou em suas redes sociais que a fumaça da votação desta manhã teria sido branca – o que é um sinal de que os cardeais tinham escolhido um novo papa. No entanto, a fumaça foi preta e haverá nova votação.

Fonte: g1

No X, Vaticano postou que nesta manhã fumaça tinha sido branca — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A conta oficial do Vaticano publicou no X, antigo Twitter, que a fumaça da chaminé da Capela Sistina na manhã desta quinta-feira (8) foi branca. A postagem depois foi apagada das redes sociais. (Veja abaixo)

No X, Vaticano postou que nesta manhã fumaça tinha sido branca — Foto: Reprodução/Redes Sociais. No X, Vaticano postou que nesta manhã fumaça tinha sido branca — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para entender: ao final da votação, se a fumaça é preta, o novo papa não foi escolhido. Se é branca, significa que os cardeais chegaram a um nome.

Os 133 cardeais estavam reunidos na Capela Sistina para o segundo dia de votação para a escolha de um papa. Ao fim da votação, eles não chegaram a um novo nome.

Veja a sequência do que aconteceu:

No início, às 11h51 de Roma, os primeiros instantes saem com fumaça branca. No entanto, logo depois, ela se torna uma densa nuvem preta. Esse momento de transição, foi percebido apenas por quem via a transmissão em vídeo. Na Praça São Pedro as pessoas não perceberam esses instantes com fumaça branca.

No momento, a conta do Vaticano no X publicou que fumaça tinha saído preta.

Depois, às 11h59 de Roma a conta publicou “fumaça branca”. Isso porque ao final do sinal escuro, a fumaça foi clareando e ficando esbranquiçada. Depois, o post foi apagado.

Hoje, os cardeais já se reuniram duas vezes: às 5h30, do horário de Brasília, quando não houve nenhuma fumaça. E às 7h, quando teve a fumaça preta. A fumaça só sai uma única vez por período (manhã e tarde), se não há um nome.

Agora, ainda faltam duas votações:

Perto de 12h30 (no horário de Brasília): terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;

Perto de 14h: quarta rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.