O juiz Lucas Lopes Dória Ferreira, da 13ª Zona Eleitoral de Penedo, determinou que o município de Piaçabuçu realize uma nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito.
A decisão foi proferida na última terça-feira (8), mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não definiu a data do novo pleito.
A medida é consequência da cassação dos mandatos do prefeito Rymes Marinho Lessa (MDB) e do vice-prefeito Carlos Ronalsa Beltrão Coelho da Paz (PSD), decisão tomada em março deste ano pela Justiça Eleitoral. A cassação foi motivada por irregularidades consideradas graves na condução da gestão municipal.
Entre os principais fatores que levaram à condenação, destaca-se a distribuição gratuita de 45 toneladas de cestas básicas, 30 toneladas de outros alimentos e sete mil ovos de Páscoa durante a Semana Santa, com recursos da prefeitura. O Tribunal entendeu que a ação configurou abuso de poder político — prática vedada em ano eleitoral.
Inicialmente, a sentença também determinava a inelegibilidade, por oito anos, de Rymes Lessa, Carlos Ronalsa e do ex-prefeito Djalma Beltrão (Republicanos). Contudo, essa parte da decisão foi revista pelo Tribunal, que optou por aplicar apenas uma multa de R$ 20 mil a cada um dos três envolvidos.
A chapa encabeçada por Rymes Marinho Lessa pode recorrer da decisão da 13ª Zona Eleitoral de Penedo.