Pais denunciam suspensão de terapias para crianças com deficiências em Barra de São Miguel

Fonte: CADA MINUTO

Moradores e pais de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e autismo, em Barra de São Miguel, município do Litoral Sul de Alagoas, denunciam a interrupção dos atendimentos de terapia e ecoterapia. A suspensão desses serviços essenciais tem gerado preocupação, pois muitas crianças dependem desses tratamentos para o desenvolvimento de habilidades e melhoria da qualidade de vida.

Segundo relatos, há pelo menos quatro meses os serviços foram suspensos sem justificativa ou previsão de retorno, deixando diversas famílias desamparadas. O pai de uma das crianças afetadas, entrou em contato com o CadaMinuto para expor a situação.

“Temos quase 100 mães, filhos dependentes de atendimentos de terapia e ecoterapia. No entanto, há cerca de quatro meses, esses programas foram suspensos. Nossos filhos, que têm TDAH, autismo em diferentes graus e outras condições, estão sem atendimento médico, sem acesso a receitas e medicamentos. Estamos em uma situação em que não sabemos mais o que fazer.”, contou o pai.

Outra moradora, mãe de gêmeos que frequentavam a ecoterapia, relata que a suspensão ocorreu em dezembro e que, mesmo após as eleições, nada foi resolvido. “Tivemos sessões até o recesso de férias e achamos que voltaríamos em janeiro, mas ainda não houve retorno. Acho isso uma falta de respeito, tanto com os pais quanto, principalmente, com os pacientes. As crianças estavam acostumadas com essa rotina, e agora estão completamente desreguladas. Está sendo um absurdo!”.

A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) da Barra de São Miguel, responsável pelos atendimentos, também é alvo de reclamações. Uma mãe relata que a falta de terapias está afetando diretamente o comportamento de sua filha.

“Estou tendo muitos problemas em casa com minha filha devido à falta de terapia. Ela está muito agitada, me bate, bate a cabeça e, na creche, a situação está ainda pior. Ela não quer ficar na sala, não participa das atividades e continua extremamente agitada.”, desabafou a mãe.

Em nota enviada ao CadaMinuto, a Prefeitura da Barra de São Miguel informa que o processo de contratação da empresa já está em andamento, com o extrato do contrato devidamente publicado.

“Conforme a legislação, a minuta finalizada do contrato será assinada dentro do prazo estabelecido (dentro de 5 dias), na próxima segunda-feira. Com isso, os serviços serão retomados na próxima semana”, acrescenta. Veja a publicação abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.