A Vereadora por Maceió, Teca Nelma (PT), denunciou o fato que Maceió amarga a pior educação entre as capitais do País, segundo o Centro de Liderança Pública.
“Os números são alarmantes e comprovam aquilo que sempre falei: Maceió ocupa a última posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as capitais brasileiras, com notas abaixo da média nacional em todas as etapas de ensino”. Pontuou a Vereadora.
Segundo dados do INEP, dos 100 municípios alagoanos registrados, Maceió amarga a 80ª posição no IDEB do ensino fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano. Esse ranking mostra o quão distante Maceió está de uma educação minimamente digna. Para os alunos, o cenário é ainda mais desolador: muitos terminam o ensino médio sem dominar habilidades fundamentais em matemática e português.
“Vejam, por exemplo, Teotônio Vilela, com um orçamento de 400 milhões, tem nota 7,8 no IDEB. Enquanto Maceió, que tem 5 bilhões de orçamento anual, está lá embaixo, na posição 80, com nota 4,3. Ficando atrás de municípios como Porto Calvo, Maragogi, Major Izidoro e tantos outros”. Comparou Teca Nelma.
A situação é especialmente preocupante para os jovens, que veem suas oportunidades de crescimento pessoal e profissional drasticamente reduzidas. Sem uma educação de qualidade, eles estão mais vulneráveis. Além disso, a falta de perspectivas pode levar ao aumento da evasão escola
“Nenhuma cidade se desenvolve se a educação básica, que forma nossas crianças, não tem o investimento necessário, com valorização dos profissionais, formação continuada, melhores escolas e melhor gestão. Fora do instagram a realidade é outra. A educação deve ser prioridade, é o futuro das nossas crianças que está em jogo”. Conclui Nelma.