
Segundo dados levantados pela Startup Inloco apontam que apenas 49,94% dos alagoanos estão cumprindo o isolamento social, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Alagoas aumentou o índice em relação ao último divulgado, mas mantém o segundo lugar como o estado com menor índice de isolamento do Nordeste.
No último levantamento divulgado no dia 07 de abril, Alagoas registrou um percentual de 47,48% da população se mantendo em isolamento. Já o índice divulgado pela Inloco nesta sábado (11), apontou que 49,99%.
Com um pouco menos da população do estado cumprindo o isolamento social, Alagoas mantém, desde o último levantamento a segunda posição do Nordeste quanto ao índice mais baixo de confinamento. O estado de Sergipe ocupou a primeira posição com apenas 49,66% da população obedecendo a principal recomendação da OMS e demais autoridades de saúde.
Na última quinta-feira (9), véspera do feriado da Sexta-feira da Paixão, aglomerações em estabelecimentos, no trânsito de Maceió e outras cidades do estado foram registradas por internautas.
Segundo a OMS, o isolamento social é a forma mais eficaz de evitar a rápida propagação da Covid-19, doença provocada pelo vírus. A medida é considerada um dos principais fatores que apontam uma diminuição no ritmo de novos casos registrados e, também, é uma forma de retardar o pico da epidemia, achatando a curva da contaminação.
Mesmo com toda recomendação, os números de contágio por coronavírus vem crescendo em Alagoas. Nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) divulgou um boletim atualizado que apontou a quarta morte por Covid-19 registrada no estado. Já o número de casos confirmados saltou de 48 para 58, em 24 horas.
Confira o último ranking de estados divulgado pela Inloco, no dia 11 de abril:
