Morre o ex-governador do DF, Joaquim Roriz

Roriz foi eleito quatro vezes governador do DF além de senador pela capital

O ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, faleceu no início desta quinta-feira por complicações de uma infecção pulmonar. A notícia foi confirmada pela família e médicos de Roriz, que tinha 82 anos.

Roriz estava internado desde agosto, após ser diagnosticado com pneumonia e febre. Nesta quarta o quadro se agravou e ele sofreu com paradas cardíacas e respiratórias ao longo do dia. O ex governador sofria de outras doenças como diabetes, Alzheimer, insuficiência renal e hipertensão. Roriz deixa a mulher Weslian, três filhas e quatro netos.

Um dos políticos mais importantes e populares da região, Roriz nasceu em Luziânia e começou a carreira política sendo vereador da cidade. Depois foi eleito deputado estadual, federal, até chegar a ao cargo de vice-gov ernador em 1986. De 1987 a 1988, Joaquim Roriz foi prefeito de Goiânia. No mesmo dia em que abandonou o cargo na prefeitura, assumiu o governo do Distrito Federal, após indicação de José Sarney, presidente do país na época. Roriz ficou no cargo até 1990, depois se tornou ministro da Agricultura. Ele foi reeleito, desta vez de forma direta, nos anos de 1991, 1998 e 2002.

O político era criticado pelos adversários por distribuir lotes a eleitores antes da primeira disputa direta em 1991. Em 2007, Roriz foi eleito senador do Distrito Federal, mas ficou apenas cinco meses no cargo. A renúncia foi uma forma de frear um processo de cassação no Conselho de ética do Senado.

O nome do ex-governador também estava na chamada operação Caixa de Pandora, deflagrada em 2009, após um ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal fazer a denúncia. A condenação por improbidade administrativa veio em 2016 no episódio que também ficou conhecido como “Mensalão do DEM”.

Em 2010, o ex-governador tentou uma nova candidatura ao governo do DF, mas teve a candidatura vetada pelo Supremo Tribunal Federal que se baseou na Lei da Ficha Limpa.
O presidente Michel Temer usou a conta no Twitter para prestar homenagem à Roriz. Temer lamentou a morte do ex-governador, que segundo o presidente, marcou a vida política da Capital com obras e realizações.

O velório de Joaquim Roriz será no memorial JK e o enterro no Cemitério Canto da Esperança na capital federal.

Reportagem, Raphael Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.