MORRE O PROCLAMADOR DA REPÚBLICA BRASILEIRA

Deodoro foi sempre um homem honrado e não compreendia  as traições . Nem as falsidades daqueles que tanto lhes deviam Agora abandonado pelos amigos e imensamente decepcionado , recolhido a casa do campo da aclamação . Reformado e infeliz só que morrer como paisano . Manda comprar uma grande lata , põe dentro os seus uniformes , as medalhas ganhas nos campos do Paraguai . Vai se desfazer de tudo e jogar ao mar … Os parentes intervêm . Que não faça isso . Os adversários não merecem este supremo despojamento .

O grande brasileiro e o maior dos maiores homens da nossa história . Cede . Mais nunca mais , até o último passeio feito antes de morrer , permitiu que as lembranças dos feitos da sua carreira militar o arrebatasse lhe dando algum alento . Retirasse a mais modesta vida civil . Tudo está perdido , a doença  , os , acessos de tosse e a falta de ar , fazem o seu trabalho inexorável , sua , morte está próxima . No inicio de agosto perde a fala  . só anda apoiado e quase arrastado por amigos e familiares . Era o fim .

No dia 22 de agosto . Perdera todos os movimentos  , ao , seu lado sua esposa , o medico Joaquim Murtinho . o irmão Severino , o sobrinho Hermes vão assistir a lenta morte de Deodoro.

Ao meio dia de 23 de agosto de 1892 de repente fica muito estrábico , como se não dominasse mais os olhos . João Severino acode com uma vela , que coloca entre as mãos do irmão . E assim silenciosamente , morre Manuel Deodoro da Fonseca ” O Fundador da República ” do nosso Brasil.

 

Historiador Sebastião Heleno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.