A família Beltrão, comandada pelo deputado estadual João Beltrão, se desponta como uma das de maior poderio em Alagoas, tendo tido a oportunidade inclusive de vir a ter um ministro, Marx Beltrão (PMDB), na pasta do turismo do governo Temer. Sua nomeação só não foi confirmada por conta da repercussão negativa que teve seu nome pelo fato de ele ser réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica.
Aqui em Alagoas a família já domina praticamente todo Litoral Sul mantendo membros com o sobrenome Beltrão desde Penedo, com Március Beltrão (PDT), Feliz Deserto, Maykon Beltrão (PMDB), Coruripe com Joaquim Beltrão (PMDB) até Jequiá da Praia, com Marcelo Beltrão (PTB). Apenas Piaçabuçu, pequeno município, hoje é administrado por Dalmo Santana (PSB).
A tendência neste próximo pleito é incluir Piaçabuçu, ampliando para cinco municípios, com Djalma Beltrão que disputará a eleição pelo PRB com Dalmo Santana (PSB), atual prefeito.
Nos demais, a disputa atual indica apenas alteração de nomes: em Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão (PRB), filha do deputado João Beltrão, concorrendo com Clóvis Torres (SD); em Feliz Deserto disputa Rosiana Beltrão (PMDB), disputando com Geraldo Simões (DEM); Joaquim Beltrão (PMDB) tenta a reeleição em Coruripe concorrendo com Zé Enéas (PPS) e Edinho Hélvio (PP); já em Penedo Marcius Beltrão (PDT), vai tentar a reeleição disputando o cargo com Ivana Toledo (PP), Dr. Raimundo PhS) e Zé Alves (PT do B).
João Beltrão, mesmo sem tentar eleger familiares, sonha também dominar o município de Marechal Deodoro através de Max Beltrão que apoia Claudio Filho – Cacau (PSD) para prefeito disputando com Junior Dâmaso (PMDB). Sendo eleito o Cacau, a tendência é que a primeira capital do Estado passe a fazer parte do clã Beltrão em pouco tempo, segundo observadores.
crédito: Paulo Alencar