PGR quer acesso às imagens do circuito interno do Palácio do Planalto e perícia no termo de posse de Lula

A presidente Dilma Rousseff e o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de posse dos novos ministros no Palácio do Planalto, em Brasília
A presidente afastada Dilma Rousseff e o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de posse dos novos ministros no Palácio do Planalto, em Brasília(Adriano Machado/Reuters)

Em sua última edição, VEJA revelou que a Procuradoria-Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma lista de investigados por obstrução da Lava-Jato. Entre os principais alvos destacados estão: a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante, além do ex-senador Delcidio do Amaral e do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão e do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (STJ). Todos eles são suspeitos de obstruírem a maior investigação do país com “condutas autônomas e praticadas com a mesma finalidade, embora em distintas circunstâncias de tempo, lugar e modo de execução”.

VEJA teve acesso à íntegra do pedido de instauração de inquérito, que está sob sigilo. O material revela, segundo a Procuradoria-Geral, elementos de um complô armado para abafar delações premiadas e esvaziar as investigações da Lava-Jato. Em sua manifestação, o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, ainda solicitou ao STF autorização para acessar as imagens do circuito de segurança do Palácio do Planalto. O objetivo é apurar se o ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e o ex-senador Delcidio do Amaral se reuniram com Dilma para planejar a liberação dos empreiteiros presos na Lava-Jato. Os investigadores também querem analisar o termo de posse de Lula como ministro da Casa Civil para checar se houve algum procedimento atípico na nomeação do ex-presidente.

Leia abaixo o pedido de diligência, a lista dos investigados e quais são as principais suspeitas que pesam sobre eles, de acordo com a Procuradoria-Geral da República.

PGR pede acesso às imagens de segurança do Palácio do Planalto

doc rasgado 10

Nomeação do Ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas com a finalidade de embaraçar a Operação Lava Jato

Investigados: Dilma, José Eduardo Cardozo, Francisco Falcão, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e Delcidio do Amaral

doc rasgado 8

Embaraço à colaboração premiada do Senador Delcidio do Amaral

Investigados: Dilma Rousseff e Aloizio Mercadante

doc-ragado-2

Embaraço à investigação mediante a nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva para a chefia da Casa Civil da Presidência da República

Investigados: Dilma Rousseff e Lula

doc-ragado-1

Atos de embaraço de Luiz Inácio Lula da Silva a partir do Senado Federal

Investigado: Lula

doc-ragado-4
fonte:veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.