A atual bandeira da Nova Zelândia é de cor azul, tem em seu canto superior esquerdo a “Union Flag”, como é conhecida a bandeira do Reino Unido, além de quatro estrelas vermelhas com bordas brancas que representam o Cruzeiro do Sul. Muito semelhante, portanto, a bandeira de outra ex-colônia britânica na Oceania, a Austrália. A confusão das bandeiras é motivo de descontentamento em ambos os países.
Escolha da nova bandeira da Nova Zelândia entra na reta final
Para deixar para trás o passado colonial e envolver os cidadãos de seu país na escolha de um dos principais símbolos de sua identidade nacional, a Nova Zelândia criou um concurso para decidir qual será sua nova bandeira. Na primeira etapa, foram recebidas 10.292 inscrições públicas para um novo design. Atualmente, o processo seletivo encontra-se com cinco finalistas, escolhidas por um comitê de especialistas em cultura, arte, design e estudo de bandeiras. A versão final da bandeira deve ser definida no início de 2016.
Assim como as “candidatas” a bandeira oficial da Nova Zelândia apresentam significados distintos para cada cor, desenho e brasão escolhido, outras bandeiras nacionais relembram os princípios e memórias daquela nação de forma simbólica. Confira a seguir a interpretação e historia por trás de algumas bandeiras pelo mundo – em tempo, a bandeira brasileira representa nossas matas (retângulo verde), nossas riquezas, como o ouro (losango amarelo) e nosso céu estrelado, visto do Rio de Janeiro (círculo azul com as 27 estrelas representando os estados brasileiros e o DF). A frase Ordem e Progresso é inspirada no positivismo do filósofo francês Auguste Comte.
-
Áustria
O design da bandeira da Áustria é um dos mais antigos do mundo. Acredita-se que, em 1191, após a Terceira Cruzada, o Duque da Áustria, Leopoldo V, teve sua túnica branca manchada de sangue. Quando removeu o cinto que estava ao redor de sua cintura, uma faixa branca foi revelada, sem nenhuma marca vermelha. A combinação de cores teria originado a bandeira nacional.
-
Bahrein
O vermelho é uma cor tradicional para bandeiras no Golfo Pérsico. A faixa branca, com fendas serradas, representa os cinco pilares do Islamismo – fé, oração, caridade, jejum e peregrinação. Até 2002, a bandeira possuía oito fendas, que foram reduzidas para cinco para evitar confusão com a bandeira do Qatar, que é amarronzada com oito pontos brancos.
-
Camboja
Vermelho e azul são cores tradicionais no país e o templo branco de três torres representa o Angkor Wat, localizado em Siem Reap. A bandeira do Camboja é a única que usa o desenho de um prédio em seu design.
-
China
Vermelho representa a revolução e as estrelas remetem às quatro classes sociais: os trabalhadores, os camponeses, a pequena burguesia urbana e a burguesia nacional ou os capitalistas. Todos estão unidos sob o Partido Comunista, a estrela maior.
-
Etiópia
O verde representa esperança e fertilidade da terra, o amarelo simboliza justiça e harmonia e o vermelho retrata sacrifício e heroísmo ao defender a terra. O disco central, acrescentado em 1996, simboliza paz, unidade e equalidade entre as nacionalidades e povos da Etiópia.
-
Alemanha
Essas cores tiveram um papel importante na história da Alemanha e remetem à bandeira medieval do Sacro Império Romano-Germânico, que exibia uma águia preta de duas cabeças com garras e bico vermelhas em um fundo dourado.
-
Coreia do Norte
A faixa vermelha simboliza as tradições revolucionárias, as faixas brancas representam pureza e força e as azuis significam soberania, paz e amizade. A estrela central representa o socialismo.
-
Coreia do Sul
A cor branca representa paz e pureza, enquanto as cores vermelho e azul se referem às forças cósmicas positivas e negativas, ou o yin e yang. Cada trigrama representa um dos quatro elementos universais que expressam o princípio do movimento e da harmonia.
-
México
Verde significa esperança, alegria e amor; branco representa paz e honestidade; e vermelho simboliza rusticidade, força e valores. O brasão se originou de uma lenda, que dizia que os astecas deveriam se fixar em uma área onde pudessem avistar uma água pousada em um cacto comendo uma cobra. A cidade que eles fundaram, Tenochtitlan, é hoje a Cidade do México.
-
Nepal
Nepal é o único país com uma bandeira que não é retangular nem quadrada. Os dois triângulos representam o hinduísmo e o budismo. O vermelho faz referência à rhododendron, uma flor típica do país, um sinal de vitória e coragem. A margem azul significa paz e harmonia. A lua representa a serenidade e o clima frio dos Himalaias, enquanto o sol lembra o calor de algumas regiões do Nepal.
-
Filipinas
O azul significa paz e justiça, o vermelho simboliza coragem e o triângulo branco representa a equalidade. Os raios de sol lembram as oito províncias que conquistaram independência da Espanha e as estrelas representam as três divisões geográficas utilizadas no país. Durate períodos de guerra, a bandeira é hasteada de cabeça para baixo.
-
África do Sul
As cores da bandeira não tem nenhum simbolismo oficial, mas o “Y” no centro representa a “convergência de diversos elementos na sociedade sul-africana se juntando em um só caminho”.
-
Reino Unido
A ‘Union Flag’ é formada pela combinação da cruz vermelha de São Jorge, padroeiro do Reino Unido, a cruz vermelha diagonal de São Patrick, padroeiro da Irlanda e a cruz diagonal branca, de Santo André, padroeiro da
Estados Unidos
As 50 estrelas representam os 50 estados e as 13 listras as 13 colônias originais. O azul significa lealdade, devoção, verdade, justiça e amizade, o vermelho simboliza coragem, zelo e fervor, enquanto o branco lembra pureza e conduta correta.
-
-
Argentina
O azul claro e o branco representam o céu claro e a neve dos Andes. O sol com um rosto humano, conhecido como o Sol de Maio, é uma representação da independência argentina assim como de Inti, o deus inca do sol.
-
Vaticano
O amarelo representa o poder espiritual do papa e o branco, seu poder mundial. As chaves de ouro e prata cruzadas no centro do brasão simbolizam as chaves do reino dos céus dadas por Jesus Cristo a São Pedro.
-
-