https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

São Miguel registrou 107 casos no 1º semestre contra 247 de Teotônio e 143 em Campo Alegre

O número de acidentes envolvendo picadas de escorpiões na região de São Miguel dos Campos vem preocupando a população. Só nos seis primeiros meses desse ano, 526 casos foram registrados nos municípios de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Jequiá da Praia, Roteiro, São Miguel e Teotônio Vilela.

Em relação ao mesmo período de 2018, houve uma redução, mas os números ainda são altos (547 acidentes), veja o gráfico do ano passado:

Fonte: SESAL

Duas cidades da região – Campo Alegre e Teotônio Vilela – registraram os maiores números de ocorrências com os aracnídeos nos seis primeiros meses de 2019. Em 2018, no município de Campo Alegre, ocorreram 147 casos, contra 143 este ano.

Já em Teotônio Vilela, a situação é ainda mais preocupante, entre janeiro e junho de 2018, 247 pessoas foram picadas. Os números se repetiram em 2019.

Números dos 6 primeiros meses de 2019/Fonte SESAL

Alguns fatores contribuem para as ocorrências: descarte inadequado de lixo (especialmente material de construção), o que atrai insetos, principalmente baratas, alimento natural do aracnídeo, além de aranhas, grilos, pássaros e roedores.

Atenção para estes locais
Os escorpiões se escondem em locais que se assemelham à condição da natureza, entre estes, frestas e buracos. Construções, galerias de esgoto e vasos de plantas, também são propensos para o animal. Ralos, forros e espaços atrás de móveis, atraem escorpiões.

Órgão de Saúde pública orientam a população quando a evitar o animal, veja algumas dicas:
– Mantenha jardins e quintais limpos (grama baixa);
– Evite o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção;
– Evite folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras e arbusto) junto as paredes da casa;
– Limpar periodicamente os terrenos baldios;
– Sacudir roupas e sapatos antes de usar, aranhas e escorpiões se escondem nesses locais e picam ao serem comprimidos contra o corpo;
– Nunca coloque as mãos em buracos e embaixo de pedras ou outros materiais;
– Escorpiões são animais de hábito noturno, assim, para evitar sua entrada em casa, feche as soleiras das portas e janelas quando escurecer;
– Use telas em ralos do chão, pias ou tanques;
– Afaste camas e berços das paredes;
– Evite que roupas de cama encoste no chão;
– Não pendurar roupas nas paredes;
– Colocar o lixo domiciliar em sacos plásticos ou recipientes que possam ser mantidos fechados, evitar baratas, moscas ou outros insetos que servem de alimento para os escorpiões.

Os principais predadores naturais do escorpião são lacraias, sapos, gaviões, corujas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos.

Casos registrados em 2018

Os números são da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas – SESAL

 

AlagoasWeb