https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

De acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, o estado de São Paulo tem 250 cidades em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Sendo que, desse número, 208 estão em alerta e 42 em risco de surto das doenças. 

Alagoas aparece no levantamento com onze cidades do interior do estado marcadas na cor vermelha, o que indica risco de surto. Em amarelo, as cidades recebem a advertência para manterem-se em alerta. 

Outras 388 estão em melhores situações e outros cinco municípios utilizaram armadilha – método usado quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente. A capital do estado, São Paulo, está em boa situação. A maior parte dos criadouros do mosquito foi encontrada em depósitos domiciliares (4.456), seguida de depósitos de lixo (1.899) e água (629), dados do Ministério da Saúde.
Na quarta-feira (12), o presidente Michel Temer junto com o ministro da Saúde Gilberto Occhi entregaram em Brasília (DF) mil caminhonetes para diferentes regiões do país. A ação tem como objetivo combater o mosquito Aedes Aegypti em municípios com maior risco de doenças.

Foram investidos R$ 109,4 milhões pelo Ministério da Saúde na aquisição dos veículos. Os estados e municípios podem acoplar os equipamentos de fumacê para ações locais com auxílio dessas caminhonetes. Além disso, uma lista foi disponibilizada para que todos consigam acessar a situação do seu município em relação às doenças causas pelo mosquito em todo o Brasil. Confira a lista clicando aqui.

 

fonte  TNH1