https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Sabe aquela história de que cabe ao denunciante o ônus da prova? Pois é, em meio a uma avalanche de denúncias de todos os tipos e todos os lados, o prefeito Cacau, de Marechal Deodoro, ganhou o melhor salvo-conduto que um gestor público poderia receber, confirmado pela Controladoria Geral da União (CGU), simplesmente o órgão federal protagonista no combate à corrupção.

Com nota 9,29, a primeira capital de Alagoas saiu da posição 1.118, para 36º, no quesito transparência. No Nordeste é o 7º mais transparente. Em Alagoas ficou atrás apenas da capital Maceió, que obteve 9,42. Penedo, segundo o mesmo levantamento, deu um chega pra lá na transparência e obteve a vergonhosa nota 1,2.

Comparativo
Para se ter uma ideia do avanço no item transparência a nota de Marechal, na administração Cristiano Matheus, segundo a Escala Brasil Transparente, foi 2,77.

Os números, oficiais, estão no ranking nacional de transparência do Ministério da Transparência e CGU.

Chama a atenção
Independente das preferências políticas um fato determinante deve ser visto, analisado e reconhecido: Marechal Deodoro mantém o maior canteiro de obras em andamento no Estado de Alagoas. Como todos sabemos, é na obra onde entram mensalinho, caixa 2 etc.

Mão única
O Brasil – e lamentavelmente Alagoas tem sido protagonista há décadas – é um país onde a cultura de corrupção está enraizada.

Portanto, se a CGU atesta que Marechal Deodoro segue na mão certa, no item transparência, por que duvidar?

Em Alagoas a CGU avaliou a capital e mais 11 cidades com mais de 50 mil habitantes. Confira o ranking