https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O prefeito José Medeiros Nicolau, Zezeco (PMDB), 29 anos, nasceu em São Paulo e formado em Administração. É filho do industrial e construtor paulista José Nicolau.

Foto: alagoasnanet.com.br

Antes de assumir a Prefeitura da Barra de São Miguel pela primeira vez, dirigia a ONG Pense Brasil, na cidade de São Paulo.

Considerado o candidato mais rico de Alagoas, com um patrimônio declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de R$ 9.037.968,66, sofreu um processo de impugnação de sua candidatura movido pela então coligação da sua opositora, a candidata Taciane Ferro (PTB), acusando-o de ainda estar ocupando (à época) o cargo de presidente da ONG, o que não é permitido segundo a justiça eleitoral. O processo foi indeferido e Zezeco se encontra hoje no segundo mandato.

A frente da gestão do balneário mais famoso de Alagoas, Zezeco enfrenta inúmeros problemas administrativos, pela sazonalidade populacional gritante e, principalmente pela escassez de recursos face as condições econômicas atuais do País, que têm respingado na iniciativa pública e na privada em todos os municípios. Em detrimento a este fato inconteste, o prefeito vem equacionando a situação implementado medidas com uma visão empresarial e não como política, como ele próprio se qualifica.

Para minimizar as despesas com pessoal, Zezeco determinou um corte de 60% nos salários de todos os cargos comissionados, incluindo o do prefeito.

ATUAÇÃO

Na saúde definiu o fechamento de um atendimento semelhante ao 24 horas, facilitando o encaminhamento para a UPA do Francês, que é qualificada para atender a uma população de até 100 mil pessoas, e nos casos mais graves para a rede hospitalar da capital.

Na educação, depois de recuperar a rede municipal de ensino, relocou os alunos para escolas mais bem equipadas e mais próximas, agrupando os alunos dentro dos limites permitidos de forma a se tornar possível uma redução dos professores e funcionários, além da redução das distâncias entre as residências dos alunos e salas de aula.

Uma constante campanha de educação da população possibilitou melhorar a seletividade dos resíduos e reduzir a coleta de lixo para dias alternados. Acabou com o lixão e hoje utiliza uma CTR – Central de Tratamento de Resíduos como destino do que arrecada na cidade.

Vem recuperando e implementando a pavimentação de várias vias com um programa de parcerias com a população e empresariado.

Na segurança, está prestes a melhorar o desempenho e funcionamento com a implantação de uma companhia da PM no município já definida, ficando independente da 5ª Companhia Independente, que tem sede hoje em Marechal Deodoro.

Entre outras inovações e melhoramentos para o município, Zezeco informa que já está em franco processo de implantação, um Centro de Convenções que certamente possibilitará à Barra uma ampliação do turismo e um maior equilíbrio da sazonalidade na permanência e ocupação hoteleira.

A responsabilidade com o erário tem sido o fator determinante para o posicionamento da gestão Zezeco e Silas. A administração visa preservar a população e os servidores públicos municipais que, em um passado recente, foram privados de receber seus salários por um determinado tempo.