https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

alx_bandeira-do-brasil-20151018-001_original

A atual bandeira da Nova Zelândia é de cor azul, tem em seu canto superior esquerdo a “Union Flag”, como é conhecida a bandeira do Reino Unido, além de quatro estrelas vermelhas com bordas brancas que representam o Cruzeiro do Sul. Muito semelhante, portanto, a bandeira de outra ex-colônia britânica na Oceania, a Austrália. A confusão das bandeiras é motivo de descontentamento em ambos os países.

Leia também:

Escolha da nova bandeira da Nova Zelândia entra na reta final

Sugestões ‘peculiares’ para bandeira da Nova Zelândia

Para deixar para trás o passado colonial e envolver os cidadãos de seu país na escolha de um dos principais símbolos de sua identidade nacional, a Nova Zelândia criou um concurso para decidir qual será sua nova bandeira. Na primeira etapa, foram recebidas 10.292 inscrições públicas para um novo design. Atualmente, o processo seletivo encontra-se com cinco finalistas, escolhidas por um comitê de especialistas em cultura, arte, design e estudo de bandeiras. A versão final da bandeira deve ser definida no início de 2016.

Assim como as “candidatas” a bandeira oficial da Nova Zelândia apresentam significados distintos para cada cor, desenho e brasão escolhido, outras bandeiras nacionais relembram os princípios e memórias daquela nação de forma simbólica. Confira a seguir a interpretação e historia por trás de algumas bandeiras pelo mundo – em tempo, a bandeira brasileira representa nossas matas (retângulo verde), nossas riquezas, como o ouro (losango amarelo) e nosso céu estrelado, visto do Rio de Janeiro (círculo azul com as 27 estrelas representando os estados brasileiros e o DF). A frase Ordem e Progresso é inspirada no positivismo do filósofo francês Auguste Comte.

Significados ocultos de 16 bandeiras pelo mundo