https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Devido ao trânsito, mulher não conseguiu chegar ao hospital e teve filho dentro do veículo

Militares realizam parto de criança dentro de veículo – Foto: Ascom-PM/AL

Uma cena emocionante foi compartilhada por policiais militares da Guardiã 2 do 13° Batalhão de Polícia Militar (BPM), na noite desse sábado (3), quando auxiliaram uma mãe durante o trabalho de parto, dentro de carro de aplicativo, em Maceió. Ela não conseguiu chegar ao hospital devido ao trânsito e a bebê veio ao mundo pelas mãos de um militar.

A equipe composta pelo sargento Francisco Ramires e soldados Caio Calazans e Marconi Farias, contou que seguia em patrulhamento na Avenida Gustavo Paiva, no trecho que corta o bairro Jacarecica, quando foi abordada por um homem. De início, os policiais acreditavam se tratar de uma denúncia ou até mesmo uma situação de assalto, mas se surpreenderam quando viram que dentro do carro estava uma mãe em trabalho de parto.

“De pronto, a guarnição analisou a situação, chegando ao entendimento de que não haveria tempo hábil para deslocamento até a maternidade”, disse os militares.

Diante da situação, os próprios militares iniciaram os procedimentos e realizaram o parto do bebê dentro do veículo.

“A parturiente, já visivelmente exausta, foi colocada em posição favorável à evolução do parto, com as devidas instruções para fazer força apenas durante as contrações, de maneira que ele evoluísse com tranquilidade. E assim, com leveza, a criança, uma menina, nasceu amparada pelos militares, que procederam desenrolando o cordão umbilical de seu pescoço e analisando seus sinais vitais, percebendo que ela estava visivelmente saudável”, conta o relato.

Em seguida, foi feito o deslocamento de mãe e filha até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho para os procedimentos de pós-parto.

Para o soldado Calazans, a experiência foi extremamente gratificante e certamente ficará marcada em sua trajetória militar. “Agimos com calma, pois um clima tranquilo era fundamental naquele momento para que tudo transcorresse dentro do esperado. Quando a criança nasceu, todo fomos tomados por uma sensação de muita emoção e também de alívio”, ressaltou.

gazetaweb