https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Pacientes estão apresentando tosse, coriza e obstrução nasal, dor de garganta e hiperemia conjuntival

Fenômeno da Maré Vermelha é causado pelo crescimento excessivo de algas

O total de banhistas que apresentaram sintomas relacionados ao fenômeno da Maré Vermelha e buscaram atendimento médico subiu para 245. O balanço foi atualizado nesta sexta-feira (2), pela Prefeitura da Barra de Santo Antônio, localizada no litoral de Alagoas.

Nessa quinta (1º), mais 54 pessoas deram entrada em unidades de saúde, com tosse, coriza e obstrução nasal, dor de garganta e hiperemia conjuntival. A orientação é evitar contato com a água do mar.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) explicou que o fenômeno é causado pelo crescimento excessivo de algas, que liberam algumas toxinas e pode ser causado pelo aumento da temperatura da água, aumento da salinidade e de outros fatores.

Para identificar se há proliferação das algas na praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, os técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) coletaram amostras em diversos pontos da área.

gazetaweb