https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Imagem por: Elenilson Garcia

O jiu-jitsu não é apenas uma arte marcial, mas uma filosofia de vida que contribui significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, como revelado por uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo, realizado com 100 crianças praticantes de jiu-jitsu, entre 7 e 12 anos, identificou diversos benefícios:

– Melhora da aptidão física: Aumento da força, flexibilidade, resistência cardiovascular e coordenação motora.
– Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: Aumento da autoestima, autoconfiança, disciplina, foco, respeito e capacidade de trabalhar em equipe.
– Redução do estresse e da ansiedade: O jiu-jitsu proporciona um ambiente positivo e de apoio, ajudando as crianças a lidar com o estresse e a ansiedade de forma saudável.
– Prevenção do bullying: A prática do jiu-jitsu ensina as crianças a se defenderem de forma física e mental, promovendo a autodefesa e a não violência.

Para Wesley Dias Mesquita, presidente da Federação Tocantinense de Jiu-Jitsu, esses benefícios vão além do aspecto físico: “É incrível ver como o esporte pode transformar vidas, moldando não apenas atletas, mas cidadãos responsáveis e resilientes”. Ele destaca ainda que o jiu-jitsu proporciona às crianças uma oportunidade única de aprender a lidar com a pressão, a superar obstáculos e a trabalhar em equipe.

Com base nessa pesquisa e nos benefícios identificados, a Federação Tocantinense de Jiu-Jitsu está organizando a segunda edição da Copa Kids de Jiu-Jitsu. O evento, que acontecerá no dia 24 de fevereiro na IFTO, tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre as crianças e promover os valores do jiu-jitsu, como respeito, disciplina e superação.

Para mais informações, entre em contato pelo Instagram @ftjjoficial.

A segunda Copa Kids de Jiu-Jitsu promete ser uma oportunidade única para as crianças do Tocantins experimentarem os benefícios do esporte, fortalecendo não apenas seus corpos, mas também suas mentes e espíritos. A Federação Tocantinense de Jiu-Jitsu convida todas as famílias a participarem desse evento e a se unirem na promoção de um estilo de vida mais saudável e positivo para as crianças.

Por: Heli de Souza Guimarães Junior