https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas emitiu um alerta de perigo causado por pancadas de chuvas e rajadas de ventos em algumas regiões de Alagoas, a partir desta sexta-feira (16) até este sábado (16). O aviso é válido para o Sertão, Sertão do São Francisco, Agreste, Zona da Mata e Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió.

Segundo a Semarh, há previsão de expressivos acumulados de chuva em parte das regiões ambientais do estado. A secretaria acredita que o temporal é favorecido pelo escoamento em baixos níveis da atmosfera, associado a passagem de cavados (correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade) em altos níveis.

Há risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, destelhamentos de casas e outros edifícios, e risco de deslizamentos em áreas de encosta.

Inmet emitiu alerta nessa quinta (15) – Na manhã da última quinta (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo de chuvas e ventos intensos em toda região de Alagoas. Há a previsão que o acumulado fique entre  20 e 30 mm/h, podendo chegar até a 50 mm/dia, e a ventania pode alcançar até 60 km/h.

O alerta é válido até às 10h desta sexta-feira. O Inmet alerta também para o risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Veja recomendações:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

tnh1