https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Pontífice acredita que a prática representa uma violação da dignidade da mulher e da criança.

Papa Francisco

O papa Francisco pediu nesta segunda-feira (8) que houvesse uma proibição global da prática de “barriga de aluguel”.

“Considero deplorável a prática da chamada maternidade de aluguel, que representa uma grave violação da dignidade da mulher e da criança, baseada na exploração de situações de necessidades materiais da mãe”, disse.
O pontífice de 87 anos fez os seus comentários num discurso de 45 minutos para diplomatas no Vaticano.

Devido a questões éticas, a prática é ilegal em muitos países ao redor do mundo.

No Brasil, a comercialização da gravidez é considerada ilegal pela lei. No entanto, uma mulher que tenha vínculo sanguíneo com o casal pode servir como “doadora de útero”, segundo a constituição. Nos demais casos, é preciso da autorização expressa do Conselho Regional de Medicina.

Francisco também reafirmou a condenação do Vaticano à ideologia de gênero, que sugere que o gênero é mais complexo e fluido do que as categorias binárias de masculino e feminino e depende de mais do que características sexuais visíveis.

Ele chamou a teoria de “extremamente perigosa, pois anula as diferenças em sua pretensão de tornar todos iguais”.

Em dezembro de 2023, o papa autorizou padres de todo o mundo a conceder benção para casais do mesmo sexo.

Pela medida, os padres podem administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, se quiserem. Os padres também poderão se recusar a fazer o ritual, mas estão proibidos de impedir “a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.

Fonte: g1