https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave teria se desintegrado no ar antes de cair na zona rural de Itapeva, no sul do Estado.

Avião cai em Itapeva, MG

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo, 28, na zona rural de Itapeva, região sul de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de sete pessoas no acidente, cinco passageiros e dois tripulantes. Após a confirmação, peritos da Polícia Civil iniciaram a investigação. Até o momento, apenas as identidades de duas vítimas foram reveladas.

As primeiras informações indicavam três mortes e outros quatro desaparecidos. Os bombeiros da cidade de Extrema realizaram buscas buscas nos destroços que caíram a um raio aproximado de 400 metros. O número total de mortos foi confirmado no meio da tarde.

De acordo com relatos de moradores, o avião monomotor PS-MTG se partiu enquanto sobrevoava a região e suas partes foram caindo aos poucos ao solo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que a aeronave está em situação regular na ANAC e não tinha autorização para serviço de táxi-aéreo. O voo saiu de Campinas (SP).

O acidente ocorreu às 10h36, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Testemunhas afirmam que chovia forte na região nesta manhã. Imagens nas redes sociais mostram moradores se mobilizando após a queda do avião. Até o momento não há informações precisas sobre as circunstâncias do acidente. Bombeiros e equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuam participando do atendimento à ocorrência.

Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), localizados no Rio de Janeiro, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para a ocorrência com a aeronave.

As primeiras atividades abrangem a coleta e confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.

“A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, informou o órgão.

Quem são as vítimas

De acordo com a Polícia Civil, o avião transportava dois homens, duas mulheres e uma criança do sexo masculino, além do piloto e co-piloto. Dois dos passageiros do avião já foram identificados oficialmente: Marcílio Franco e André Amaral, empresários do setor financeiro.

Marcílio era presidente da Associação Nacional de Empresas Correspondentes Bancárias (Anec). Ele era fundador e presidente da CredFranco e um dos fundadores da associação. André era sócio de Marcílio Franco, na Credfranco, e fazia parte do Conselho da Anec desde a sua fundação.

“Marcílio Franco deixa um legado de trabalho e dedicação que será sempre lembrado por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo”, informou nota de pesar da associação.