https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

A jovem Nilofar Ayoubi passou a se vestir de menino para fugir as medidas repressivas do governo Talibã no Afeganistão

Nilofar Ayoubi

Durante cerca de 10 anos de sua vida, a jovem Nilofar Ayoubi teve que se disfarçar de menino para fugir da repressão do grupo Talibã, no Afeganistão. Entre 1996 e 2001, o grupo radical que comandava o país impôs uma série de restrições às mulheres por meio da Sharia, lei baseada nos costumes islâmicos.

Entre as medidas, o governo talibã proibiu mulheres de estudarem, trabalharem, e até mostrarem o rosto e andarem sozinhas em público.

À BBC, Ayoubi contou que a decisão de esconder sua identidade foi tomada depois de sofrer uma agressão por um desconhecido, quando tinha apenas 4 anos. Ela brincava na rua, em Kunduz, cidade onde cresceu no Afeganistão. Segundo a jovem, o homem apalpou o peito dela procurando por “sinais de feminilidade”, antes de a atingir com um tapa no rosto. Após a agressão, o estranho a ameaçou para que colocasse um véu.

Fonte: Metrópoles