https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

O furacão atingiu, principalmente, a cidade de Acapulco. Ele já perdeu força, mas a previsão ainda é de chuvas fortes.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, confirmou nesta quinta-feira (26/10) a morte de 27 pessoas após a passagem do furacão Otis, que atingiu principalmente a cidade de Acapulco. Além disso, três agentes da Marinha estão desaparecidos.

Obrador anunciou o retorno do fornecimento de combustível e o restabelecimento dos serviços de saúde nas áreas afetadas. A próxima prioridade será reparar a eletricidade e o abastecimento de água.

O presidente mexicano anunciou reforço das Forças Armadas para verificar os danos e um programa para apoiar pequenos produtores que perderam suas colheitas na tempestade.

Batizado de furacão Otis, o fenômeno passou de uma tempestade tropical para um furacão de categoria 5, nível máximo, em apenas 24h.

Furacão enfraquece, mas chuva ganha força

Apesar de o Furacão Otis ter sofrido um enfraquecimento, ainda são esperadas chuvas extraordinárias, com mais de 250 litros por metro quadrado, no estado de Guerrero, e precipitações fortes, de 75 a 150 litros, na cidade Oaxaca, segundo dados do serviço meteorológico.

As chuvas deverão durar até a próxima terça-feira (31/10). Obrador orientou à população medidas de precaução: “Aceitem se deslocar para abrigos, permanecer em locais seguros: longe de rios, riachos, barrancos e fiquem alerta, sem excesso de confiança. Nós também estamos vigilantes”.

O fenômeno pode ocorrer com descargas elétricas e ocasionar inundações, aumento do nível dos rios e deslizamentos de terra.

Metrópoles