https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Policiais foram mortos na noite da quinta (14). Na sexta (15), foram assassinados o suspeito do crime, a mãe e três irmãos dele. Corpo de outra mulher foi encontrado e polícia investiga se é da esposa dele.

Horas após dois policiais militares serem assassinados em um tiroteio em Camaragibe, no Grande Recife, cinco pessoas de uma mesma família foram mortas: o suspeito do crime, a mãe e três irmãos dele. Além disso, foi encontrado o corpo de uma sexta vítima: uma mulher não identificada (veja vídeo acima). As relações de parentesco foram confirmadas, na tarde desta sexta (15), pela governadora Raquel Lyra (PSDB), em um pronunciamento de dois minutos.

“Eu quero aqui me solidarizar com os familiares e amigos dos policiais Rodolfo e Eduardo. Na mesma noite, foram assassinados os três irmãos do autor do homicídio dos dois policiais militares. São eles: Amerson, Ágata e Apuynã”, declarou a governadora.

Os dois PMs foram mortos na noite da quinta-feira (14), no bairro de Tabatinga. Eles foram identificados como:

Eduardo Roque Barbosa de Santana, de 33 anos: soldado do 20º Batalhão da Polícia Militar;
Rodolfo José da Silva, de 38 anos: cabo do 20º Batalhão da PM.
Horas depois, na sexta-feira (15), o suspeito foi morto por policiais e quatro parentes dele foram assassinados por encapuzados:

Alex da Silva Barbosa, de 33 anos: suspeito de matar dois PMs em tiroteio;
Maria José Pereira da Silva, de idade não divulgada: mãe de Alex;
Ágata Ayanne da Silva, de 30 anos: irmã de Alex;
Amerson Juliano da Silva, de 25 anos: irmão de Alex;
Apuynã Lucas da Silva, de 25 anos: irmão de Alex.

Durante pronunciamento, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, a governadora disse que a polícia investiga os assassinatos como “crimes bárbaros” e “as circunstâncias em que cada uma dessas mortes se deu”. “O Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil foi destacado para poder conduzir essas investigações”, afirmou.

Após o pronunciamento da governadora, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, informou que os corpos de Maria José e da outra mulher foram encontrados num canavial em Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

“A identidade [da segunda mulher] ainda está a ser confirmada, mas populares disseram que seria a esposa de Alex”, disse.
Suspeito sem antecedentes criminais
Ainda de acordo com o secretário, a operação realizada na noite da quinta começou depois que os policiais receberam a informação de que havia homens armados em cima de uma casa. Segundo Alessandro Carvalho, havia mais pessoas no local, que fugiram durante o tiroteio.

Ele também disse que Alex possuía registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) e não tinha antecedentes criminais.

“Ele não tem nenhuma entrada por prática de crime. Nunca foi preso. […] O 190 recebeu um chamado de que homens armados estariam sobre a laje de uma casa em Tabatinga. Foram para lá e, ao chegar ao local, na escada, os policiais estavam chegando e ele, de cima da escada, efetuou os disparos. E tiros precisos. Atingiram as cabeças dos dois policiais”, contou Alessandro Carvalho.

Questionado sobre a identidade dos homens encapuzados que mataram os irmãos de Alex, o secretário disse que “não temos como descartar nenhuma hipótese”.

“O que nós temos é: dois policiais foram assassinados ao atender a uma ocorrência. Cinco pessoas ligadas à vítima [ao suspeito] foram mortas em menos de 12 horas. Existe uma correlação. E é isso que nós vamos investigar”, informou.

As investigações serão conduzidas pelo delegado Ivaldo Pereira, do Grupo de Operações Especiais (GOE).

Entenda a cronologia dos crimes:

Por volta das 21h noite da quinta-feira (14), dois policiais militares foram mortos numa troca de tiros. Também foram baleados uma grávida e um adolescente, que seguem internados no Hospital da Restauração, no Recife;
No mesmo bairro, por volta das 2h desta sexta, três irmãos foram baleados por homens encapuzados: Agata Ayanne da Silva, de 30 anos; Amerson Juliano da Silva e Apuynã Lucas da Silva, ambos de 25 anos;
O crime foi transmitido ao vivo no Instagram;
Horas depois, por volta das 11h, durante buscas da Polícia Militar, o suspeito Alex Silva foi localizado em Tabatinga, trocou tiros com o efetivo e foi morto com tiros na cabeça e no tórax;
Também nesta sexta, os corpos de Maria José, mãe de Alex, e de uma outra mulher ainda não identificada foram encontrados num canavial em Paudalho.

Execuções ao vivo na internet

  • Uma das supostas irmãs de Alex Silva transmitiu ao vivo no Instagram o momento em que os três irmãos são baleados;
  • Na transmissão online, Agata Ayanne da Silva mostrou dois homens encapuzados e armados se aproximando dela e dos dois irmãos, Amerson Juliano da Silva e Apuynã Lucas da Silva;
  • Agata e Amerson morreram no local e Apuynã foi baleado e levado para o Hospital da Restauração, no Recife, onde não resistiu aos ferimentos.
Quatro dos oito mortos após tiroteio em Camaragibe (da esquerda para a direita): PM Eduardo Roque, PM Rodolfo José, Alex Silva e Ágata Ayanne — Foto: Reprodução/Internet

Fonte: g1