https://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/07/Hosp-do-Coracao-728pxl-x-90pxl-1.pnghttps://webradiojuventude.com/portal/wp-content/uploads/2023/09/728x90-2CT-1.gif

Notificação foi feita pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), após o aumento dos casos da doença 

(Créditos de imagem: Reprodução)

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) deu um prazo de 10 dias para que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria do Estado de Saúde (Sesau) apresentem um plano de enfrentamento contra um possível surto de meningite no estado e, principalmente, no município de Maceió. Os órgãos foram notificados nesta quarta-feira (13).

A medida foi tomada por causa do alerta feito pela Sociedade Alagoana de Infectologia sobre o surto de doença meningocócica em Maceió. De acordo com os dados divulgados pela Sesau, entre janeiro e junho deste ano, os casos de meningite dobraram em toda a Alagoas.

Somente no período citado, 29 casos da doença foram registrados, sendo 21 na capital alagoana. Também houveram cinco mortes ocasionadas pela doença.

O pedido foi assinado pelo Defensor Público do Núcleo de Proteção Coletiva, Daniel Alcoforado, e pede que sejam detalhadas quais medidas já foram aplicadas e os prazos para a adoção de novas iniciativas que reduzam o risco de transmissão e garantam o tratamento adequado aos cidadãos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió foi notificada por registrar a maior parte dos casos. “As secretarias precisam definir e apontar quais medidas vão adotar para enfrentar a situação e tentar conter a disseminação da doença. Precisamos saber se farão campanhas de vacinação, se vão adquirir vacinas para os grupos ainda não atendidos pelo Programa Nacional, se vão aumentar leitos hospitalares, etc”, destacou o defensor. 

Fonte: GAZETAWEB